*
 
 

Aconteceu nesse domingo (3/6), a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, abrindo os eventos do mês de junho, tradicional na celebração aos direitos da comunidade. Dando continuidade às festividades e discussões, de 7 a 13 de junho, acontece o 3º Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (Digo), em Goiânia.

Com vasta programação, o festival contará com filmes, oficinas e apresentações teatrais. Haverá ainda oficina de drag queen com Marcella Siqueira (os participantes devem levar um kit de maquiagem e uma roupa adequada ao encontro).

Também acontecerá a interessante oficina Rodando um Curta, na qual os participantes desenvolverão colaborativamente um argumento para, em seguida, distribuírem entre si as tarefas da realização de um curta-metragem baseado nas reflexões. O filme será exibido no último dia do Festival. Ambas as atividades são gratuitas.

De acordo com os organizadores, o projeto articula audiovisual, educação e tecnologias para ampliar o universo de expressão e percepção estética da diversidade brasileira – propondo abordar não só a sexualidade, mas incorporar o sentido da realidade do ser humano e suas nuances.

Quanto às peças de teatro, as peças são Bicha Oca e Le Circo de La Drag.

O Digo faz parte da Red Divercilac (Diversidad en el Cine Latinoamericano y Caribeño), rede de festivais da América Latina e do Caribe. Ou seja, o evento nasceu como uma competição de cinema. Há apresentação de longas e curtas relacionados ao tema do festival com premiação aos escolhidos. A programação está imperdível.

Agenda
Como este é um período especial, abrimos um espaço para divulgar eventos que acontecerão no país ao longo do mês do orgulho gay. Nesta quarta (6), acontecerá o XV Seminário LGBT do Congresso Nacional, com o tema O Tempo de Nossas Vidas – Saúde, Bem-estar, Envelhecimento e Morte na perspectiva da comunidade LGBT.

O seminário acontecerá no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, das 9 às 19h.

Se você quer que seu evento apareça no Vozes LGBT, é só mandar um e-mail para o Metrópoles (redacao@metropoles.com). Lembrando que a coluna sai toda terça-feira.



 


O Tempo de Nossas Vidas