metropoles.com

10 sintomas de que você pode ter sido picado pelo aedes fascistas

Atos e comportamentos de intolerância crescem no Brasil e ameaçam a saúde da democracia

atualizado

Compartilhar notícia

Aedes Aegypti
1 de 1 Aedes Aegypti - Foto: null

O aedes aegypti é mutante. Depois de espalhar dengue, zyca, chikungunya e febre amarela, o mosquito maldito está contaminando o Brasil com outra doença esquisita, que leva as pessoas a comportamentos extremos e desumanos. Se for confirmado, o inseto poderá ser rebatizado como aedes fascista.

Cientistas estudam mostras de sangue das vítimas em busca de uma vacina. O tratamento, por enquanto, é a base de leituras de livros, debates presenciais e filmes humanistas. Por enquanto, 10 sintomas foram mapeados pela comunidade científica. A combinação de mais de três indica que o paciente deve ligar urgente para o plantão 24 horas: Disque Professor de História.

1) Tudo é mimimi – Um dos sintomas imediatos do aedes fascista é achar que o clamor por direitos humanos para minorias é frescura. Quando ficam diante de uma reclamação por justiça de negros, gays, nordestinos ou mulheres ficam rubros e digitam nervosamente “mimimi”.

2) Ódio febril – Aedes em grego significa odioso. Então, o ódio vocifera nos infectados que desqualificam o opositor com as piores grosserias. Depositam esses ovos de serpentes em caixas de comentários. Xingam e desqualificam quem pensa de forma diferente. Invadem páginas em grupos e humilham as pessoas até elas não aguentarem mais.

3) Guerreiros divinos – O aedes fascista ataca o cérebro e faz com que o infectado pense ser um soldado divino. Assim, está protegido para ofender, desejar o mal e perseguir os inimigos do seu “Senhor”. Fazem isso sem culpa alguma porque não conseguem se lembrar de mandamentos religiosos fraternos como o mais poético de todos: “Amar ao próximo como a si mesmo”.

4) A casa é o poder – Os infectados perdem a noção do que é estar em sociedade. Acreditam que instituições sociais secundárias, como igreja e família, são o grande centro do poder. Esquecem que o Estado é para todos. Pensam que o país deve servir apenas aos que habitam em seu rol de convívio.

5) Alergia à arte – Um sintoma gravíssimo indica um segundo estágio da doença. Os enfermos do aedes fascista criam ojeriza ao pensamento artístico, que questiona o cotidiano, o poder, o lugar-comum, os costumes arcaicos. Vê na arte uma ameaça à vida regrada por normas de conduta.

6) Pânico moral – Em estado de piora, os infectados deliram coletivamente tendo o que, na psicologia comportamental, chama-se pânico moral. Trata-se de uma histeria sobre um fato episódico, capaz de ganhar proporções dramáticas. Recentemente, o caso da performance do artista nu no MAM foi um exemplo.

7) Desejos por censura – Um indicativo de que o infectado pode estar num grau avançado da doença é a vontade incontrolável de proibir tudo que possa questionar as suas convicções. Querem fechar exposições, encerrar peças de teatro, chamar a polícia para prender artista. É uma loucura!

8) Somos iguais – Se confirmada a positividade da doença, o infectado não quer conviver com ninguém que esteja fora do que acredita ser o seu padrão de convívio. Alguns enlouquecem e quebram templos de outras religiões. Outros agridem quem deseja mudar de gênero.

9) Arma no peito – Nessa fase avançada, as pessoas se tornam bélicas. Querem andar armadas e eliminar quem possa colocá-las em risco. Não há segunda chance para quem erra. A pena de morte torna-se um possível final feliz para quem se infectou.

10) A busca por um mito – Os infectados perdem a autoestima. Agarram-se a figuras míticas que abasteçam seus delírios febris. Esses mitos podem segurar escrituras sagradas nas mãos, riem e zombam da humanidade, orgulham-se de manter o ódio como sentimento de vida e se sentem acima do bem e do mal. Recomenda-se nesse estágio a internação compulsória.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações