*
 
 

A polenta é um prato típico italiano, mas que no começo era feito com farinha de trigo ou de aveia. Um tempo depois, quando o milho chegou à Itália, esse mingau passou a ser feito do fubá e veio a ser o que conhecemos hoje. Assim como no Brasil, em terras italianas os preparos são inúmeros, variando de acordo com a região: mole, dura, grelhada ou frita!

O milho chega na Europa lá pelos anos de 1500, e se propaga muito rápido. A polenta então passa a ser um alimento bem conhecido pela sua facilidade de preparo e por sustentar bem os camponeses. Ela foi inclusive o único alimento da população por algum tempo, o que causou uma doença chamada Pelagra, que se dá pela deficiência nutricional. Ganha o status de “comida de pobre”, conceito esse totalmente quebrado com a nossa culinária atual que valoriza o resgate das tradições e leva para dentro de restaurantes estrelados a comida do povo.

Hoje te ensino a receita mais tradicional e simples: fubá, água, sal e manteiga – que você pode trocar por azeite e fazer a versão sem lactose e vegana. Eu gosto de misturar tudo antes de esquentar demais a parte líquida, isso ajuda a não dar pelotas! Força no braço e criatividade pra servir! Ela vai bem com peixes, carnes, legumes, com pesto, durinha e cortada pra grelhar ou fritar…

Veja a receita completa no blog Sunday Slices!



 


receitasunday slicesPolenta