metropoles.com

Aprenda a preparar molho quatro queijos para bombar sua macarronada

Receita com gostinho de almoço em família leva tempero particular e delicioso

atualizado

Compartilhar notícia

Thamires Gomes Santiago/Especial para o Metrópoles
MG_3657
1 de 1 MG_3657 - Foto: Thamires Gomes Santiago/Especial para o Metrópoles

Eu falo muito de memória afetiva na cozinha, e essa talvez seja a receita que mais me desperta tal sensação: a comida tem história e diz muito sobre quem somos e de onde viemos. Minha mãe é uma cozinheira de mão-cheia, mas não dispunha de muito tempo para praticar. Dando conta de duas filhas sozinha por alguns anos, tinha trabalho saindo pelo ladrão! Lembro-me dos preparos de todos os dias com carinho: arroz, feijão, carne e legumes.

Finais de semana eram na casa de uma irmã dela, outra cozinheira brilhante, onde os biscoitos de queijo saiam quentes do forno e iam direto para minha mão! Bolos tradicionais (nada de chocolate ou coberturas), torta de morango, bacalhau português tradicional da nossa família… a lista continua! O molho quatro queijos está no topo desse ranking. Minha mãe só fazia uma vez por ano, normalmente no aniversário dela, quando os amigos vinham até a nossa casa para um jantar.

Eu e minha irmã, Camila, ainda bem crianças, não aguentávamos até o final. Ao acordar, a gente corria à geladeira, com esperança de o molho quatro queijos ter sobrado, assim como os grissinis! Quando o potinho de molho nos aguardava, comíamos gelado mesmo, com a massa amanhecida. Aquilo era dos deuses! Obviamente, fresco era o ápice, mas guardo com mais carinho essa nossa ansiedade no dia seguinte.

Segue então a receita da mamãe, sem tirar nem pôr! A única modificação que fiz foi acrescentar o creme de leite apenas no final, diminuindo o risco de talhar. Quanto à escolha dos queijos, faça a sua! Eu amo misturar os sabores, vale de tudo: catupiry, muçarela, emmental…

Veja a receita completa no blog Sunday Slices!

Compartilhar notícia