*
 
 

De uns anos para cá, o design escandinavo viajou longe e se tornou presente nas prateleiras das lojas de móveis e nas pastas de inspiração do Pinterest.

Vamos começar pelo início. Onde fica a tal da Escandinávia? A região geográfica e histórica abrange a Dinamarca, a Suécia e a Noruega, mas alguns especialistas ainda colocam na lista a Finlândia e a Islândia.

O termo “design escandinavo” refere-se às criações características desses cinco países. O estilo ganhou popularidade logo após a Segunda Guerra Mundial, quando a produção de móveis precisava ser simples e barata. Ao longo dos anos, diferentes designers e arquitetos integraram a história desse movimento que aposta em minimalismo e funcionalidade.

Conheça alguns:

1. Hans Wegner, dinamarquês cujos trabalhos ficaram marcados por peças racionais e orgânicas;
2. Arne Jacobsen, reconhecido por seu trabalho como arquiteto, decorador e projetista de móveis, um dos pioneiros do modernismo na Dinamarca. É notório por suas cadeiras de design simples e funcional;
3. O engenheiro Verner Panton, criador, na década de 1960, da cadeira Panton, que é utilizada até hoje. A peça tem um design inovador, em forma de S;
4. Da Finlândia, Eero Saarinen desenvolveu diversos móveis de vanguarda, como o conjunto de cadeiras no estilo tulipa.

Podemos trazer para a decoração de nossas casas algumas características do design escandinavo: cores fortes, linhas retas, materiais de extrema qualidade e formas marcantes. Peças de vidro e madeira também fazem toda a diferença nesse tipo de mobiliário.

Explicações feitas, aqui vão cinco perfis no Instagram para se inspirar e entender um pouco mais sobre o tema.

1. Normann Copenhagem
Marca de design de móveis e objetos de decoração fundada em 1999. Seus produtos estão à venda em mais de 80 países ao redor do mundo. O Instagram deles é pura inspiração.

2. &Tradition
Showroom de Copenhague que carrega uma curadoria minuciosa de designers escandinavos.

3. Woud
Marca de design criada pelo casal Mia e Toben Koed, que trabalham há 30 anos com móveis e design na Dinamarca.

4. Form Us With Love
Mais um estúdio de design baseado em Estocolmo que, além da produção de móveis e decoração, fornece cursos e consultoria para novas marcas.

5. Stodeoh
Empresa que vende peças de decoração e móveis usados, e tem uma curadoria incrível. Eles postam todas as peças com as respectivas histórias e anos de fabricação.



decoração
 


COMENTE

Ler mais do blog