metropoles.com

Confira dicas de empreendedorismo com o designer Will Costa

Propósito, perseverança e muito trabalho duro fazem parte da fórmula que funcionou para o profissional

atualizado

Compartilhar notícia

Instagram/Reprodução
189
1 de 1 189 - Foto: Instagram/Reprodução

Imagine a cena: você está entre duas estradas. Uma delas é a da carreira na moda e a outra, no mundo do futebol. Duas vidas tão sonhadas e extremamente glamourizadas. E aí? Qual você escolheria?

Nascido e criado na periferia de São Paulo, Will começou a jogar bola cedo. Com 13 anos, já estava no Grêmio, pronto para perseguir a carreira, quando foi encantado pela faísca da moda. Levava, de São Paulo para Porto Alegre, tênis para vender aos amigos e companheiros de time. Antes dos 20, já trabalhava com produtos importados e fundou uma multimarcas. Era pioneiro na venda da Abercrombie no país. Alguém lembra da marca hit dos anos 2000?

Em algum momento, ele se viu entre esses dois caminhos. O da moda acabou dominando sua visão de futuro e esse foi o rumo que escolheu trilhar. Will queria vender uma ideia, um sonho, e não apenas roupa. Suas referências encontraram, então, o ápice do street style e ali ele encontrou o seu nicho.

Hoje, ele é designer da própria marca, tem loja física e on-line e ainda é o stylist de algumas super celebs, como Leo Santana, Kevinho e Lore Improta. Propósito, perseverança e muito trabalho duro fazem parte da fórmula que funcionou para Will. Ele conversou comigo às vésperas do seu primeiro desfile em São Paulo e compartilhou um pouco da sua experiência e inspirações.

Qual a sua ocupação atual?
Sou empresário, tenho uma marca de roupas masculinas chamada Dabliu Costa.

Como escolheu a carreira?
Desde os 13 anos já sentia vontade de empreender, comprar e vender coisas. Dos 18 aos 22, vendi roupas importadas on-line, tinha duas lojas. Comecei cedo e assim que o mercado de revenda saturou, já estava pronto para criar a minha própria marca.

Qual a sua formação e quais cursos/trabalhos considerou essenciais?
Finalizei o ensino médio, mas não tenho nenhuma formação superior ou técnica. O que aprendi veio da rotina do varejo e da contribuição de muitos colaboradores e prestadores de serviço.

Quais dicas daria para quem quer começar a trabalhar na área?
Se possível, estude, procure se aperfeiçoar a cada dia. Além disso, faça o que ama, com verdade e muita dedicação. O resultado será consequência. Acima de tudo, faça. A prática molda a habilidade.

Quais os maiores desafios da sua área hoje e como você acha que está o mercado?
Nasce uma marca por dia! O maior desafio é se reinventar. O mercado está dentro de uma mesmice, todas as pessoas buscam as mesmas referências ou simplesmente copiam outras grifes. Não se limitar é um grande desafio.

Diga uma pessoa que seja inspiração ou influência na sua vida.
Não seria uma pessoa e sim uma música: Moleque de Vila, do Projota. Já na moda, as principais influências são Jeremy Scott, Virgil Abloh, Phillip Plein e Karl Lagerfeld.

Quais sites lê todos os dias?
Sempre sites de modas e informações sobre trends.

Quais os Instagrams favoritos?
FFW, Casa de CriadoresComplex StyleVirgil AblohMike Amiri e Jerry Lorenzo.

O que costuma assistir no YouTube?
Desfiles de todos os tipos e marcas.

O que escuta muito no Spotify?
Nos últimos três meses, muitos traps japoneses e R&B sempre, como Trey Songz.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?