Sheet Masks: conheça a herança oriental das máscaras faciais

Responsáveis por dar um boost de hidratação na pele, elas prometem controlar a oleosidade, estimular o colágeno e até reduzir manchas

ReproduçãoReprodução

atualizado 10/09/2019 11:24

Se você acompanha as novidades de beleza, certamente ouviu falar das sheet masks (máscaras em folha, em tradução livre). São máscaras faciais que fazem enorme sucesso entre as celebridades mundo afora.

Lançadas em 2015, na Coréia do Sul, elas, inicialmente, passaram a integrar a rotina de beleza das mulheres asiáticas e, de uns tempos pra cá, ganharam espaço também no Ocidente.

Mas o que exatamente elas são? Trata-se de máscaras descartáveis de algodão ultrafino (que remete a uma folha de papel), umedecidas com diversos tipos de substâncias cujas propriedades auxiliam nos tratamentos dermatológicos e podem ser aplicadas nas regiões da face, olhos e pescoço.

Há uma incrível variedade de tipos, com diversas fórmulas e ativos e uma infinidade de indicações que vão desde limpeza da pele, controle de oleosidade e antiacne, estímulo de colágeno e diminuição de linhas e rugas, clareamento da pele e até redução de manchas.

Apesar de as máscaras de algodão serem repletas de vitaminas e minerais, elas não fazem milagres e não substituem os tratamentos dermatológicos,  visto que, por si só, não são capazes de fazer uma limpeza profunda ou esfoliar a pele.

Por serem diluídas em fórmulas a base de soro, os especialistas as indicam especialmente para hidratação.

Aplicar as sheet masks a cada 15 dias, durante cerca de 15 e 20 minutos, é suficiente para devolver água para a pele e obter um efeito glow natural – sem maquiagem.

Por essa razão, as celebs utilizam as sheet masks em voos longos ou antes de fazer maquiagens e também pela praticidade da aplicação, pois são descartáveis e limpas (não é preciso lavar o rosto ou as mãos após o uso – como acontece com as máscaras tradicionais).

Compartilho na sequência, uma seleção das mais conhecidas:

1 – MÁSCARA FACIAL LANCÔME GÉNIFIQUE HYDROGEL MELTING MASK
Rica em extrato de Bifidus, um probiótico que estimula a produção de colágeno na pele. Cada máscara contém a mesma quantidade de ativos que um frasco inteiro de Génifique Sérum de 30ml. Isso deixa a fórmula ultrapotente, com alto poder hidratante e nutritivo.

Reprodução

2- MÁSCARA BENEFIANCE PURE RETINOL INTENSIVE REVITALIZING FACE MASK
Rica em Retinol, devolve elasticidade e luminosidade com uma única aplicação. Uso recomendado de duas a três vezes por semana, como um tratamento intensivo.

Reprodução

3- MÁSCARA FACIAL SEPHORA COLLECTION THE MUD MASK MATTIFYING
Contém uma fórmula à base de argila mineral de origem natural. Deixa a pele visivelmente mais limpa em 15 minutos, sem qualquer desconforto ou sensação de pele esticada.

Reprodução

4- MÁSCARA FACIAL SEPHORA COLLECTION THE BLACK MASK CHARCOAL
Com tecido de fibra de carvão preto e enriquecida com uma loção de carvão vegetal. Ajuda a fechar os poros, purifica e melhora a textura da pele, deixando-a mais macia.
Reprodução

5 – MÁSCARA FACIAL HIDRATAÇÃO MISSHA – INTENSIVE MOISTURE
Possui Ácido Hialurônico, que retém a umidade e aumenta o volume e a hidratação. Indicada para peles secas, traz mais viço, firmeza e textura homogênea à pele.

Reprodução

6- MÁSCARA FACIAL VITAMINA C MULTI VITAMIN MASK
Máscara de microfibra ultrafina, rica em Vitamina C. Possui efeito antioxidade (combate os radicais livres), melhora as manchas e arrasa no efeito glow (traz luminosidade) natural da pele.

Reprodução

7- DR. JART+ HYDRATION LOVER RUBBER MASK
Uma máscara para ser feita em duas etapas, com efeito emborrachado, que estimula a liberação de ativos da pele, proporcionando frescor e aparência saudável. Essa só encontrei no exterior, mas amei!

Reprodução

Tenho certeza que, assim como eu, depois de experimentar, você incluir os produtinhos na sua rotina de autocuidado e vai querer ter uma verdadeira coleção.

SOBRE O AUTOR
Carolina Oliveira

Nascida e criada em Brasília, é advogada pós-graduada em Direito Empresarial pela FGV e especialista em Compliance pelo INSPER – SP. Entusiasta de assuntos relativos a autocuidado e beleza, integra o time Metrópoles com a coluna Que Beleza!

Últimas notícias