Especialista sana 10 dúvidas bizarras sobre sexo do Yahoo! Respostas

Ferramenta é utilizada para sanar questionamentos com “leigos” - inclusive os de cunho íntimo. Sexóloga esclarece as mais estranhas

UnsplashUnsplash

atualizado 10/08/2019 10:05

Muito popular nos anos 2000, o Yahoo Respostas é um canal de perguntas e respostas no qual qualquer pessoa pode compartilhar questionamentos sobre diferentes assuntos. As dúvidas vão das mais estranhas as pertinentes. O problema é quem está do outro lado do computador. Na maioria das vezes, as curiosidades são sanados por leigos que têm pouco ou nenhum entendimento sobre o tema em debate.

Sexo é um dos temas mais populares da plataforma. Por lá, vê-se de tudo um pouco. O Metrópoles selecionou 10 “pérolas” publicadas na plataforma e convidou a sexóloga Luísa Miranda para saná-las. Acredite: as indagações são todas verídicas.

Fiz amor com OB e agora ele está dentro de mim. O que eu faço?
O objetivo do OB é atuar como absorvente interno a fim de dar a mulher mais conforto e segurança no período menstrual. Sua composição não é nada adequada para nenhum outro fim. Ou seja, jamais deve ser utilizado para outras finalidades. Nesse caso, o adequado seria procurar o médico o mais rápido possível para que não aconteça nenhuma infecção. Além disso, os absorventes internos de uma forma geral possuem um cordinha para ajudar na hora de retirá-lo. Essa cordinha não deve ser cortada antes de sua utilização.

 

Podemos ficar grávidas sem ter feito sexo?
Não, a única forma de gravidez é através do contato íntimo (penetração) entre vagina e pênis. Lembrando que é necessário apenas um espermatozóide para que isso aconteça. Pensando nisso o uso de camisinhas e outros métodos anticoncepcionais são essenciais. Não apenas para impedir a gravidez indesejada mas para a proteção de IST’s.

O bebê pode engravidar se a mulher fizer sexo durante a gestação?
De forma alguma. A gravidez só é possível quando o nosso corpo está preparado fisiologicamente, o que passa a acontecer na fase da pré-adolescência, que costuma ser identificada pela primeira menstruação da menina e primeira ejaculação do menino. Sobre sexo na gravidez, podem existir outros riscos que devem ser devidamente discutidos com o ginecologista/obstetra.

Água sanitária funciona como teste de gravidez?
De forma alguma. Nenhum produto químico deve entrar em contato com a região íntima a não ser que sua indicação seja para esse fim. Existem alguns testes que podem ser comprados em farmácia. Todavia, o melhor e mais seguro é o exame de sangue que é feito nos hospitais ou postos de saúde.

É possível engravidar usando gilete de um homem?
Jamais. Ainda que houvesse espermatozóide na gilete ele não sobrevive tempo o suficiente. Além disso, a gilete só deve ser utilizada na pele e não na região da do canal vaginal.

Sexo engorda? Verdade ou mentira?
O ganho de peso pode acontecer por vários fatores hormonais. Contudo, uma boa alimentação é essencial para que o ganho de peso não seja um problema. É comum, entretanto, que grávidas alguns “desejos” alimentares. Um acompanhamento ginecológico e nutricional seria super necessário nesse caso.

Como se faz sexo selvagem?
Usamos esse termo quando queremos um sexo com uma pegada mais forte e com mais intensidade. O ideal, nesse caso, é que o casal converse sobre o que gosta e como gosta para que não haja um desrespeito. Afinal, o que é intenso pra um pode ser agressivo demais pra outro. Alinhar as expectativas é a melhor forma de fazer com que o sexo seja aproveitado da melhor forma possível. E claro, não esquecer da camisinha.

Sexo atrapalha a ganhar massa muscular?
O sexo pode ser excelente se feito de forma saudável pelo casal (ou por mais pessoas envolvidas). As posições e tempo de atividade pode trazer excelentes benefícios para o corpo, de forma fisiológica, assim como para nosso humor e auto estima. Todavia, vale lembrar que cada organismo funciona de uma forma diferente. Uma investida no endócrino e nutricionista pode auxiliar.

Sexo demais pode atrapalhar o rendimento no trabalho?
Sim. Não apenas o sexo, mas qualquer atividade ou comportamento em excesso pode ser prejudicial. A vida sexual é muito importante mas deve ser equilibrada com as outras atividades da vida. Um terapeuta sexual pode fazer o indivíduo compreender essa relação de uma forma melhor.

Como os homossexuais faziam sexo na Antiguidade?
Para muitas pessoas o sexo é apenas o ato que envolve penetração. O que é um equívoco. Mas de uma forma geral, o sexo homossexual (sendo esse entre dois homens nessa exemplo específico) pode incluir a estimulação anal – não necessariamente através da penetração, e o sexo oral. Carícias, afeto e respeito são muito importantes também.

 

SOBRE O AUTOR
Rebeca Oliveira

É formada em comunicação social e pós-graduada em jornalismo digital e produção multimídia pelo Centro Universitário Iesb. Possui cursos nas áreas de jornalismo de moda pela Escola de Negócios da Moda (EnModa) e de fotografia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuou como repórter de cultura e gastronomia no Correio Braziliense e de comportamento nas revistas Encontro Brasília e Encontro Gastrô. Como freelancer, colaborou com portais como o HuffPost Brasil. Durante dois anos, foi editora-chefe do site e redes sociais do GPS|Lifetime.

Últimas notícias