metropoles.com

Temporada de eventos natalinos agita cidades portuguesas

Trava-se uma verdadeira batalha turística para ver quem faz o Natal mais bonito de todos. Vale suportar o frio para curtir as atrações

atualizado

Compartilhar notícia

Gui Pacheco
natal portugues final
1 de 1 natal portugues final - Foto: Gui Pacheco

Todo ano, trava-se uma verdadeira batalha turística entre as cidades para ver quem faz o Natal mais bonito de todos. E não se trata simplesmente de uma bela decoração de rua, com muitas luzinhas e brilhos, e, sim, de grandes eventos, com atrações de todo tipo, inclusive, é claro, o Pai Natal (que é como se chama, em Portugal, o Papai Noel). O velhinho tem trabalho, pois tem que se transmutar em vários para atender as crianças em tantas cidades portuguesas, além de todos os shopping centers do país. Para se ter uma ideia, essas festas têm a mesma atratividade e importância para as cidades que muitas festas juninas têm no Brasil.

Para mim e para os meus miúdos, é programa obrigatório para todos os fins de semana. Vale mesmo a pena suportar o frio para curtir as atrações. Afinal, nada que umas castanhas portuguesas assadas na brasa e um copo de vinho não resolvam.

Em Óbidos, cidade construída dentro de uma muralha, por exemplo, inaugura-se agora a Vila Natal. Teatro, música, pista de gelo, oficinas de bolas de sabão, entre várias atrações, além da linda muralha toda iluminada à noite. Crianças pagam 5 euros e adultos, 7.

Em Sintra, outra belíssima cidade ao lado de Lisboa, começa a rolar o Reino de Natal, no centro histórico, com vários cenários para se percorrer a pé até chegar à casa do Pai Natal. Confesso que, no ano passado, foi um dos locais onde senti mais frio na vida.

Já em Cascais, a cidade mais charmosa de Portugal, é tempo da Christmas Village, que acontece num dos parques mais legais da cidade. Renas de verdade, Casa da Árvore, globo de neve, pista de neve, além de um presépio vivo, e ambientações de época. É claro que não pode faltar um mercadinho de Natal para você comprar aquelas lembrancinhas e adereços que talvez nunca vá usar…

Na capital do país, obviamente o evento tinha que ser mais grandioso. A par da linda decoração de Lisboa, cujas luzes de natal é o próprio prefeito que faz questão de ligar, acontece a Wonderland Lisboa. O evento acontece no Parque Eduardo VII, que tem uma localização privilegiada na cidade, com uma roda gigante que dizem ser gigante de verdade, pista de gelo gratuita, e uma série de barraquinhas com produtos regionais.

E há inúmeros exemplos de cidadezinhas que se dedicam a criar eventos de Natal para engordar seus cofres mais que o Pai Natal. Santa Maria da Feira criou um parque temático chamado Perlim. Em Penela e Espinhal, a especialidade são os presépios. Presépios vivos, tradicionais, em 3D.

Como se vê, a criatividade nos nomes e atrações domina este período festivo. Mas, tirando esses eventos e a iluminação de rua, que sem dúvida é encantadora, mas não tem nada de muito exagero, as casas e lojas não esbanjam na decoração. Já falei inúmeras vezes desse espírito comedido português e europeu. Nas residências, montamos nossas árvores de Natal como em qualquer lugar do mundo que preserve as tradições natalinas. Mas ainda não vi casas com aquela iluminação feérica, com renas iluminadas no jardim, sacadas cheias de luzinhas ou papais noeis escalando as paredes.

A única coisa que encontrei, que achei curioso e exagerado, são blusas de lã, bordadas com temas de Natal, à venda em grandes lojas para crianças e adultos. Não, não tenho coragem de gastar meus suados euros em uma blusa para usar uma noite por ano…

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?