Quando se fala em saúde, todo cuidado é pouco. Tenho o mais profundo respeito pelos profissionais de saúde pública do Brasil, fruto da convivência, como publicitário, atendendo à conta do Ministério da Saúde por uma década. Há pessoas realmente dedicadas, técnicos de extrema competência, que lutam contra as adversidades econômicas e as ingerências políticas para…

LER MAIS

Boas estradas e malha ferroviária contribuem para conhecer a Europa, partindo de Portugal. Mas preços de combustível e pedágio assustam

LER MAIS

Quem se muda para Portugal ou para qualquer país da Europa recebe, de cara, um conselho financeiro: “Pense em euros, não pense em reais; não fique fazendo a conversão da moeda o tempo todo, senão você enlouquece…” Isso é lindo para quem ganha em euros, mas para quem transfere dinheiro do Brasil para Portugal, sujeito…

LER MAIS

Nos últimos tempos, tornou-se pauta de diversos sites, blogs, jornais e revistas a migração de brasileiros para Portugal. Quando se pergunta a essas pessoas por que estão fazendo o caminho inverso ao que os portugueses percorreram há mais de 500 anos, a resposta parece um mantra: violência, violência, violência. Especialmente para quem vem do Rio de Janeiro…

LER MAIS

Quase todos os dias, ao levar as crianças à escola de manhã cedo, cruzo de carro com uma velhinha caminhando pela estreita calçada à margem da estrada. Lá vai ela, lenço colorido à cabeça, totalmente corcunda, com uma sacola em um braço e o guarda-chuva na outra mão. Frio ou calor, segue ela no seu…

LER MAIS

Felicidade é uma coisa muito simples e a idade ensina que a gente não precisa de muito. Um pastel de nata e um café são uma combinação perfeita, um desses pequenos momentos felizes que fazem a vida mais verdadeira. Mas o que há de tão especial nessa dupla? Primeiro, o café. Qualquer boteco de quinta,…

LER MAIS

Uma das primeiras expressões que meus filhos aprenderam em português de Portugal foi a tal de “casa de banho”. Afinal, para qualquer criança num aperto na rua, saber onde fica o banheiro passa a ser mais importante que o telefone dos bombeiros ou da polícia. “Por favor, onde fica a casa de banho?” E lá se…

LER MAIS

Em Portugal, a tradição da virada manda comer doze uvas passas e bater panelas à janela para espantar os males do ano velho

LER MAIS

As vitrines das lojas e as casas portuguesas também não ostentam durante o Natal. Tudo muito simples, sóbrio

LER MAIS

Certa vez, um amigo me disse que você só muda de fato para uma casa nova no momento em que a internet e a TV a cabo estão funcionando. Eu ainda acrescentaria: você só está de fato morando em um novo país quando possui um celular (ou no bom luso português, um “telemóvel”) local. Não…

LER MAIS

O primeiro contato com um português parece ser uma viagem a um tempo antigo, com uma gentileza que nós, brasileiros, parecemos ter perdido ao longo das décadas. A primeira coisa que nos choca é a forma como eles se apresentam, com nome e sobrenome. “Muito prazer, Rui Alves”. “Francisca Borges, com muito gosto”. O que,…

LER MAIS

As diferenças culturais entre Brasil e Portugal na visão de um brasiliense em terras lusas

LER MAIS