metropoles.com

Vídeo. Pianista viraliza ao tocar durante protesto violento em Barcelona

Em meio ao som de explosões, sirenes dos protestos anti-lockdown, pianista “encontrou a paz” tocando piano no meio da rua

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
O pianista Peter William Geddes
1 de 1 O pianista Peter William Geddes - Foto: Reprodução/Instagram

Explosões, sons de sirenes e apitos, fogo, gritaria e o corre-corre de pessoas eram intensos no sábado (31/10), em Barcelona, em meio aos protestos anti-lockdown na Espanha. No entanto, quem chamou atenção foi um pianista que “encontrou a paz” tocando o instrumento no meio da rua.

O pianista Peter William Geddes viralizou com um vídeo (veja abaixo) em que aparece de máscara tocando uma versão da música Eternal Flame, do The Bangles, na Plaza Nova. Ele postou a filmagem no perfil dele no Instagram.

0

Enquanto o homem tocava plenamente o instrumento, um manifestante aparece jogando pedras contra o batalhão de choque da polícia, que avançava pelas ruas em viaturas. Cerca de três pessoas permaneceram ao lado de Peter, contemplando a música, enquanto outros registravam o momento com seus celulares.

A jornais locais, o artista disse que à medida que a violência aumentava, ele se sentia em paz. “Quando toco, fico muito calmo. Sem nervosismo”, afirmou.

Confinamento e protestos

Protestos anti-lockdown têm aumentado em toda a Europa, à medida que governos de muitos países tentam conter a população para impedir o avanço da segunda onda de coronavírus.

Em Barcelona, a reação negativa da população começou já na sexta-feira (30/10) à noite, com tumultos e confrontos entre manifestantes e agentes da polícia regional catalã. Os incidentes seguiram pelo fim de semana.

A prefeitura de Barcelona decretou toque de recolher a partir das 22h e adoção de um confinamento perimetral, para impedir a saída das pessoas durante o fim de semana.

36 mil mortos

Com mais de 1,2 milhão de casos de Covid-19, a Espanha registra, segundo balanço mais recente, 36.257 mortes da doença causada pelo novo coronavírus. O país havia adotado confinamento no primeiro semestre e relaxou essas medidas com o tempo, o que provocou a segunda onda de Covid-19 por lá.

Em toda a Espanha, cinco regiões – incluindo Madri – ordenaram esta semana o fechamento perimetral do território, ou seja, não se pode nem entrar, nem sair. Deputados aprovaram a prorrogação do estado de alarme por seis meses.

Compartilhar notícia