Fábio Porchat revelou, durante participação no Conversa com Bial, que o especial de Natal do Porta dos Fundos já está pronto. Neste ano, o vídeo será em formato de documentário e vai misturar religião com situações que fazem referências à política do país. O modelo foi adotado devido à pandemia de coronavírus, o que impediu que os atores gravassem juntos.
“Eu sempre começo a escrever o especial em março, então veio a pandemia e impediu a gente de gravar e contracenar juntos. Imagine, Jesus tem 12 apóstolos, se fosse o Buda seria mais fácil”, disse Porchat a Pedro Bial no programa desta quarta-feira (14/10). “O nosso roteirista, Gabriel Esteves, teve a ideia de fazer um documentário só com depoimentos”, revelou.
O título do especial de Natal é Teocracia em Vertigem, uma paródia inspirada no documentário brasileiro indicado ao Oscar, Democracia em Vertigem, da diretora Petra Costa. Ela, inclusive, faz uma participação no episódio.
Sobre o roteiro do especial, Porchat revelou: “É a verdadeira história por trás do golpe que levou a crucificação de Jesus Cristo, do momento da votação até o momento da ressurreição. O que será que aconteceu ali, hein?”, questionou.

Fábio Porchat durante Conversa com Bial Reprodução

Em 2020, produção estreará no canal do Youtube do Porta dos Fundos. Decisão foi tomada em comum acordo com a NetflixReprodução/TV Globo

O canal sofreu tentativa de censura em 2019Reprodução / Instagram

A sátira foi lançada no dia 3 de dezembro de 2019 e põe Jesus como gayReprodução / Instagram

No filme, Gregório Duvivier (Jesus) e Orlando (Fábio Porchat) são namoradosReprodução / Youtube

Mas não cogitaram deixar de fazer o especial de Natal, que encaram como a "confraternização de final de ano do grupo"Reprodução / Youtube
No programa, o humorista exibiu um trecho do especial de Natal com exclusividade. Em uma das cenas, um dos apóstolos de Cristo questiona: “O que a gente tem que se perguntar é por que depositaram 89 mil moedas de prata na conta da ex-mulher do Judas”, fazendo alusão ao mesmo valor depositado por Fabrício Queiroz na conta da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
Jesus Cristo será interpretado pelo próprio Fábio Porchat. Em 2019, ele foi vivido por Gregório Duvivier, que fez uma versão gay do personagem e foi criticado por evangélicos..
O especial de Natal Teocracia em Vertigem será exibido no canal do Porta dos Fundos no YouTube.