metropoles.com

Pooh é uma menina. E daí? Por que isso nos afeta tanto?

Colunistas do Metrópoles avaliam o motivo pelo qual a revelação de que a personagem infantil é fêmea mexe tanto com as pessoas

atualizado

Compartilhar notícia

urinho_pooh_banner
1 de 1 urinho_pooh_banner - Foto: null

De repente, a internet parou. As redes sociais não tinham outro assunto. Nada mais se falava. O ursinho Pooh, na verdade, é uma ursinha. Sim, era uma menina – quem revelou isso? A própria escritora do livro infantil.

Pronto. O simples fato de um ursinho ser ursinha gerou uma comoção. Durante essa terça-feira (10/11), o assunto foi comentado por 38,7 mil pessoas no Twitter. A maioria, inclusive, não aceitava o fato:

Aí, fica a dúvida. Por que o fato de um personagem tão querido da nossa infância ser uma menina causa tanta comoção? E também raiva?

“Depois da morte, a sexualidade é o maior dos tabus que atravessam a humanidade”, explica João Rafael Torres, psicoterapeuta e colunista do Metrópoles. “A repercussão gerada por algo aparentemente tão banal é resultado do despreparo que ainda temos para lidar com o diferente”, completa.

Para João Rafael Torres, todo o tabu construído em torno do sexo afeta diversas outras instâncias sociais. “O sexo deveria ser uma instância íntima, pessoal e intransferível. Mas não é o que ocorre. Sentimo-nos no direito de avaliar, condenar ou absolver o outro por sua forma de amar.”

O colunista LGBT do Metrópoles, Italo Damasceno, relembra outro momento que gerou polêmica. A revelação de que o mago Albus Dumbledore era gay.

Em 2007, quando J.K.Rowling revelou que Dumbledore era gay, a reação foi forte. Pessoas criticaram duramente a autora pela confidência, no mínimo, extraordinária. Muitos entendem que orientação sexual é assunto proibido nas histórias infanto-juvenis e consideram qualquer referência a isso uma subversão da inocência infantil

Italo Damasceno

Segundo Italo, o que ocorre, atualmente, com o ~drama Pooh~ é um reflexo de que o tema gênero precisa entrar em discussão na sociedade.

“Pelo rebuliço causado com a simples revelação de que Pooh é uma ursa, será que agora gênero também será um assunto tabu que não é de bom tom ser citado nas histórias infantis?”, indaga.

Além de Pooh ser fêmea, Dumbleodore gay, outros personagens estão se revelando. Mutantes já saíram do armário, a Mulher-Gato assumiu ser lésbica. Ou seja, a modernidade chegou aos quadrinhos. Ainda bem!

Compartilhar notícia