Veja como emagrecer sem tirar o arroz branco da sua alimentação

Embora muitos não saibam, o arroz branco é um carboidrato complexo, por ser rico em amido

Onipresente nas mesas brasileiras, o arroz branco faz sucesso por suas diferentes possibilidades de combinações, sobretudo na boa e velha casadinha com feijão. Mas, ele pode ser saudável ou, de fato, engorda e é melhor tirar do cardápio? Para esclarecer a dúvida, convidei o nutricionista Sidney Veloso.

Segundo ele, tanto o arroz branco quanto a versão integral podem se encaixar muito bem na rotina. “Basta adequarmos o plano alimentar. O primeiro possui menor teor de fibras, no entanto, você pode aumentar a quantidade de fibras de algumas formas”, ensina.

Veja três delas:

1. Acrescentando legumes, como cenoura ou abobrinha ralados;
2. Acrescentando chia, gergelim ou linhaça;
3. Resfriando o arroz.

Isso mesmo. Manter o grão na geladeira ou congelá-lo faz com que ele se torne uma fonte de amido resistente, importante para reduzir o índice glicêmico. Assim, é possível controlar a glicemia e também melhorar a flora bacteriana intestinal. Embora muitos não saibam, o arroz branco é um carboidrato complexo, por ser rico em amido. “Ou seja, se você gosta desse alimento, basta equilibrar o restante da refeição”, complementa o profissional.

O que é índice glicêmico?

O índice glicêmico é o efeito sobre a glicemia de uma determinada quantidade de carboidrato disponível em um alimento, em relação ao alimento controle.

“Recomendamos o consumo de alimentos com índice glicêmico baixo ou médio para favorecer o controle da glicemia”, afirma Sidney Veloso.

A carga glicêmica, produto do índice glicêmico e da quantidade de carboidrato presente na porção do alimento consumido, é até mais importante do que o índice glicêmico no contexto da refeição.

Portanto, o que importa é com o que você vai consumir o arroz, independentemente de ser o branco ou o integral. Ao adicionar salada verde, rica em fibras; alimentos ricos em proteínas, como frango e ovos; e gorduras boas, como o azeite, você favorece o controle glicêmico da refeição.

Não tenha medo. Arroz branco não engorda. O que define o emagrecimento é o déficit calórico, e isso vale para qualquer refeição. ⠀