metropoles.com

Sobrepeso e obesidade podem afetar a fertilidade

Excesso de peso compromete ciclos hormonais e pode diminuir as chances de reprodução natural em homens e mulheres

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Volta ao trabalho depois da maternidade
1 de 1 Volta ao trabalho depois da maternidade - Foto: iStock

A infertilidade atualmente é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um problema de saúde pública. Em média, um em cada sete casais é afetado pelo problema, o que equivale a cerca de 15% da população. Para uma parte expressiva desse grupo, a dificuldade em gerar um bebê está relacionada ao excesso de peso corporal.

Nos homens, a obesidade pode afetar a produção de testosterona, causar disfunção erétil, alterações hormonais e redução do desejo sexual. “Esse quadro está associado também ao aumento do nível do hormônio estradiol, que afeta a produção de espermatozoides”, explica a médica ginecologista Marina Paes Barbosa, especialista em reprodução humana pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA).

Já para as mulheres, a gordura em excesso faz com que o corpo produza maior quantidade de estrógeno, levando o organismo a limitar sua produção hormonal ovariana e, assim, reduzindo as chances de ovulação. “Além disso, a obesidade aumenta o risco de complicações durante a gravidez”, detalha Marina.

Ainda por causa do sobrepeso, algumas mulheres podem desenvolver problemas mais sérios, como a síndrome dos ovários policísticos e a interrupção ovulatória causada pelo hipotireoidismo.

De acordo com a médica Marina Paes, a obesidade pode atrapalhar também a resposta ovariana durante os ciclos de fertilização in vitro, pois a estimulação com hormônios geralmente é mais longa e demanda maior dose de medicamentos.

“A obesidade pode afetar diretamente a morfologia [estrutura] do óvulo. Dessa maneira, compromete as taxas de fertilização e a qualidade dos embriões formados. Além disso, pode ocorrer alteração da função do endométrio [tecido que reveste a parede interna do útero], diminuindo as chances de implantação do embrião,” finaliza a médica.

Fica cada vez mais nítido o quanto a obesidade está associada a várias doenças e dificuldades.

Faça todos os esforços para cuidar da sua saúde!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?