">
*
 
 

A Fibromialgia é uma doença relacionada à Síndrome da Dor Crônica, quando o paciente sente incômodos em todo corpo, com ou sem espasmos, causados por contração e sobrecarga miofascial (músculos e fáscias).

Segundo a fisioterapeuta Sarah Brandão, especialista em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica e doutora em Educação pela Florida Christian University (EUA), a fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por queixas dolorosas neuromusculares difusas e pela presença de pontos de dor em regiões anatomicamente determinadas. Outras manifestações que acompanham o problema são: fadiga, perturbações do sono e distúrbios emocionais. Alguns doentes também relatam perturbações gastrointestinais.

“Sofrem da doença de 2% a 8% da população adulta, dependendo do país. Mulheres entre 30 e 50 anos correspondem a quase 90% dos casos. Há várias medicações úteis para atenuar os sintomas da fibromialgia e outras estão surgindo. Os estudos têm demonstrado se tratar de uma doença crônica com uma evolução, alternando períodos melhores com alguns de grande crise. Isso comprova que a fisioterapia tradicional e alternativa, aliada a um tratamento multidisciplinar, é imprescindível para a boa qualidade de vida do paciente fibromiálgico”, afirma Sarah Brandão.

Ter uma boa rotina de sono, praticar atividade física e realizar sessões de reequilíbrio miofascial com fisioterapeuta especializado são algumas das dicas para aliviar os sintomas da fibromialgia. No Centro de Reabilitação Sarah Brandão, há mais de 15 técnicas de tratamento, que melhoram os sintomas da doença.

fibromialgia
 


COMENTE

Ler mais do blog