Quer emagrecer? Entenda o tipo de treino correto para essa missão

Um treinamento sem a intensidade adequada pode ser inútil para perder peso

PixabayPixabay

atualizado 22/07/2019 19:22

Quando o assunto é emagrecimento, existem diversas questões que precisam ser esclarecidas para que a perda de peso seja satisfatória.

Realizar intervalos curtos de descanso entre as séries de musculação, por exemplo, não irá te fazer gastar mais energia nem “queimar mais gordura”. O importante é adequar o tempo de recuperação de maneira eficiente e de forma que não comprometa a execução dos exercícios.

Muitos acreditam que, para emagrecer, é necessário “fazer muito exercício” e permanecer bastante tempo treinando. Entretanto, esse conceito é incorreto.

Na musculação

Um grupo de pesquisadores italianos comparou dois modelos de treino de musculação com a oxidação de gordura e o gasto calórico (ambos durante e após o treinamento).

Um dos modelos tinha o dobro de volume de exercícios em relação ao outro. Evidentemente, a intensidade foi ajustada, sendo mais alta no treino menos volumoso.

Os resultados mostraram que o treino com menos volume, mais curto e intenso oxidou mais gordura e apresentou gasto calórico maior. Ou seja, se o treinamento não tiver a intensidade adequada, pode ser inútil para o emagrecimento.

Outro fator importante é a escolha dos exercícios. Opte por aqueles que recrutam uma grande quantidade de massa muscular durante a execução, pois eles geram maiores gasto calórico e oxidação de gordura, somando tanto o período de exercício quanto o pós.

Dessa forma, a escolha de exercícios multiarticulares – como agachamento, puxada e supino, que envolvem mais músculos – parece ser o melhor caminho.

Aeróbico

Com relação ao treinamento aeróbico, um estudo recente publicado no Sports Medicine comparou, entre outras coisas, que modalidade de treinamento em alta intensidade era mais eficiente para o emagrecimento: corrida ou bicicleta.

Os resultados mostraram que os HIITs baseados em corrida foram mais eficientes para reduzir a gordura total e também a visceral. Dessa forma, a corrida se revela uma excelente estratégia para indivíduos que desejam emagrecer.

É importante é entender que, para o sucesso do emagrecimento, é necessário adotar estratégia de exercícios adequada e plano alimentar sustentável.

Busque ajuda de profissionais qualificados para te orientar.

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias