metropoles.com

Quer emagrecer? Entenda o tipo de treino correto para essa missão

Um treinamento sem a intensidade adequada pode ser inútil para perder peso

atualizado

Compartilhar notícia

Pixabay
running-498257_1920
1 de 1 running-498257_1920 - Foto: Pixabay

Quando o assunto é emagrecimento, existem diversas questões que precisam ser esclarecidas para que a perda de peso seja satisfatória.

Realizar intervalos curtos de descanso entre as séries de musculação, por exemplo, não irá te fazer gastar mais energia nem “queimar mais gordura”. O importante é adequar o tempo de recuperação de maneira eficiente e de forma que não comprometa a execução dos exercícios.

Muitos acreditam que, para emagrecer, é necessário “fazer muito exercício” e permanecer bastante tempo treinando. Entretanto, esse conceito é incorreto.

Na musculação

Um grupo de pesquisadores italianos comparou dois modelos de treino de musculação com a oxidação de gordura e o gasto calórico (ambos durante e após o treinamento).

Um dos modelos tinha o dobro de volume de exercícios em relação ao outro. Evidentemente, a intensidade foi ajustada, sendo mais alta no treino menos volumoso.

Os resultados mostraram que o treino com menos volume, mais curto e intenso oxidou mais gordura e apresentou gasto calórico maior. Ou seja, se o treinamento não tiver a intensidade adequada, pode ser inútil para o emagrecimento.

Outro fator importante é a escolha dos exercícios. Opte por aqueles que recrutam uma grande quantidade de massa muscular durante a execução, pois eles geram maiores gasto calórico e oxidação de gordura, somando tanto o período de exercício quanto o pós.

Dessa forma, a escolha de exercícios multiarticulares – como agachamento, puxada e supino, que envolvem mais músculos – parece ser o melhor caminho.

Aeróbico

Com relação ao treinamento aeróbico, um estudo recente publicado no Sports Medicine comparou, entre outras coisas, que modalidade de treinamento em alta intensidade era mais eficiente para o emagrecimento: corrida ou bicicleta.

Os resultados mostraram que os HIITs baseados em corrida foram mais eficientes para reduzir a gordura total e também a visceral. Dessa forma, a corrida se revela uma excelente estratégia para indivíduos que desejam emagrecer.

É importante é entender que, para o sucesso do emagrecimento, é necessário adotar estratégia de exercícios adequada e plano alimentar sustentável.

Busque ajuda de profissionais qualificados para te orientar.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?