Qual exercício fazer primeiro: aeróbico ou musculação?

O objetivo do treinamento é definirá a prática melhor para começar

Unsplash/Sven MiekeUnsplash/Sven Mieke

atualizado 15/04/2019 15:26

Duas atividades na mesma sessão são denominadas treinamento concorrente. Uma dúvida muito comum sobre esse tipo de prática é saber por qual começar. Pelo exercício aeróbico (no qual, o HIIT se incluí) ou pela musculação? A resposta para essa pergunta irá depender do objetivo a ser alcançado.

Se o principal objetivo for ganho de força muscular, começar pela musculação é o indicado. Por outro lado, se o propósito for adquirir condicionamento específico para a modalidade (por exemplo, corrida), a indicação é começar pela parte aeróbica. Já se o objetivo for estético (hipertrofia ou emagrecimento), a ordem não parece importar, desde que a intensidade e o volume dos treinos sejam controlados.

Por isso, é importante a orientação de um profissional, pois existem diversas variáveis e, se aplicadas de maneira adequada, irão maximizar os resultados tanto de ganho de massa muscular quanto de emagrecimento.

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias