Qual a diferença entre emagrecer e perder peso? Entenda

O peso do seu corpo diz respeito a vários fatores. Entre eles, sua estrutura óssea, sua massa muscular e sua gordura

Você pode perder peso e continuar gordo, ou até engordar. Também pode não perder peso e emagrecer. Ficou confuso? Vamos entender!

O peso do seu corpo (o que a balança mostra) diz respeito a diversos fatores. Entre eles, sua estrutura óssea, sua massa muscular e sua gordura.

Quando você perde peso, não significa, necessariamente, perder somente gordura. Você pode perder peso diminuindo a quantidade de massa muscular, o que é ruim, porque desacelera seu metabolismo e dificulta ainda mais o processo de emagrecimento.

Quer saber se emagreceu de verdade?

Faça uma avaliação física que mensure o quanto de gordura e o quanto de massa magra (massa livre de gordura) você possui, comparando esses dados após um determinado período. Se o seu percentual de gordura diminuir, excelente, você realmente emagreceu.

O principal sinal de que você perdeu peso e não emagreceu é quando há perda de peso acentuada em poucos dias, geralmente mais de 3 kg por semana, com dietas restritivas (passando fome) e apenas com exercícios que não envolvam o trabalho de força (só ficou na caminhada, ou não fez nada).

Algumas pessoas dizem: “Não gosto de ganhar massa muscular, quero diminuir o peso na balança, ter um corpo seco, e não quero ganhar músculo”.

Alegam não gostar porque associam ganhar massa muscular com “ficar grande”, parecendo o Hulk. Há, porém, um engano. A definição muscular que você tanto busca e vê por aí – corpo com cintura fina, coxas torneadas, bumbum durinho e abdômen sequinho – está associada ao ganho de massa muscular também.

Alimentação e treino adequados é a melhor receita para um corpo sarado e saudável!