“Proibidas” na low carb, frutas viraram vilãs. Mas, afinal, elas engordam?

Quando você tira a fruta do seu cardápio, a chance de atacar doces é bem maior

Balança, fruta e fita métricawebphotographeer/Getty Images

atualizado 29/06/2020 13:38

Desde que a dieta low carb (com pouco carboidrato) se popularizou no Brasil, as frutas entraram na lista de alimentos vilões de quem quer emagrecer. Isso porque são ricas em açúcar natural, conhecido como frutose.

No entanto, o açúcar das frutas é totalmente diferente daquele presente no chocolate, no pão ou no bolo. Não é para ter medo nem fugir delas. Se você ainda tem dificuldade em controlar o consumo de açúcar e farinha, por exemplo, elas são o menor de seus problemas.

Açúcar e farinha consumidos por muito tempo é que engordam de verdade. Dizer que a culpa é das frutas é um absurdo. Aliás, as chances de atacar doces são bem maiores quando você as tira do cardápio.

Não pense que alimentos como manga e banana são prejudiciais à saúde ou vão colocar seu plano de emagrecimento a perder.

Na prática

Consuma as frutas de maneira natural e dê preferência as que estão na época. Não há necessidade de acrescentar nada a elas. Frutas já “nascem” prontas. Se fizer um suco, evite coar.

Em relação à quantidade que você pode e deve comer, consulte seu nutricionista. E use seu bom senso. Tudo funciona com parcimônia e nada em exagero é saudável.

Últimas notícias