Para emagrecer basta comer menos e fazer mais exercícios?

Ao contrário do que muita gente pensa, emagrecer não está relacionado apenas à quantidade que você come ou de quantas horas você passa se exercitando. Perder peso de verdade é consequência de um funcionamento hormonal equilibrado. Pode ser difícil aceitar, mas que a verdade seja dita: colocar o exercício como principal estratégia de emagrecimento é uma grande […]

Sabrina Mundim
Compartilhar notícia

Ao contrário do que muita gente pensa, emagrecer não está relacionado apenas à quantidade que você come ou de quantas horas você passa se exercitando. Perder peso de verdade é consequência de um funcionamento hormonal equilibrado.

Pode ser difícil aceitar, mas que a verdade seja dita: colocar o exercício como principal estratégia de emagrecimento é uma grande falha. Não estou dizendo que não vai ajudar a emagrecer, mas não será a peça fundamental.

Uma longa pesquisa britânica sobre nutrição e saúde mostra que a perda de peso, de quem incorporou uma rotina regular de treinos, é de cerca de dois a três quilos. O que é muito pouco para um mundo cada vez mais obeso.

O exercício é fundamental, entretanto, na mudança de estilo de vida. Uma rotina regrada, sem dúvida, é o que mais influencia em nosso peso. Ou seja, seus padrões específicos de conduta, alimentação, lazer, esporte, padrões de consumo, rotinas, hábitos é que irão definir o peso final dessa conta.

Por isso, é essencial buscar métodos sustentáveis. Nenhum corpo vai aguentar, por muito tempo, passar fome ou uma rotina exaustiva de exercícios.

Siga essas dicas e alcance definitivamente sua meta:

  • Coma certo, se alimente de forma saudável. O que não significa comer menos
  • Consuma alimentos e não produtos industrializados, cheio de conservantes, adoçantes e sódio
  • Cuidado com os rótulos que te enganam com a ideia de saudável
  • Equilíbrio é a harmonia entre os fatores que compõe um todo. Não adianta comer uma pizza hoje e querer fazer um treino a mais durante a semana. Não funciona assim
  • Treino acima do nível indicado não te fará emagrecer mais, pois os resultados advêm da melhora metabólica promovida pela recuperação das sessões de treino
  • Se comeu errado, não piore as coisas sobrecarregando o corpo, que além de ter que ajustar o sistema imune vai ter que lidar com, mais tecido danificado e com maior produção de cortisol
  • Se exagerou nos doces e carboidratos, durma bem, volte à dieta de onde parou e faça o treino certo. Nem mais nem menos.

Se deseja resultados expressivos, tenha equilíbrio. Um erro jamais pode compensar o outro.

Seria muito simples pensar assim, porém, a ciência comprova que esse método de compensação não é o mais eficiente e nem duradouro para o emagrecimento, já que o nosso corpo é um sistema biológico e não matemático.

Aí vai uma playlist do djraasanderson para um treino top:

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile