Não é tudo igual! Saiba qual tipo de aveia emagrece e reduz o colesterol

Tem dúvida de qual comprar? Especialista explica o beabá do grão integral

Nas gôndolas dos supermercados e empórios, há uma dezena de tipos de aveias, um ingrediente supercomum na dieta do brasileiro. Muita gente, porém, se confunde na hora de comprar, e não sabe distinguir qual a melhor opção.

“Naturalmente, nós achamos que quanto menos processada for a comida, melhor ela será. Mas nem sempre é assim”, explica o nutricionista Sidney Veloso.

Segundo o profissional, as vantagens da aveia para a saúde não estão relacionadas apenas à composição, mas também à estrutura física, que é resistente à digestão. Sem a digestão, não há como tirar total proveito do alimento.

De acordo com o especialista, ao ser processada pelo organismo, essa matéria-prima ganha propriedades hipoglicemiantes, ou seja, ajuda na diminuição da quantidade de açúcar no sangue. Além disso, diminui os níveis séricos de colesterol, resultando em um menor risco de doenças coronarianas. Para isso, vale destacar, o consumo precisa ser feito por meio do farelo ou da farinha.

O grão integral é amplamente conhecido por ter fibras solúveis e polifenóis. Além de dar mais saciedade, também é benéfico para a prevenção e diminuição dos riscos de câncer no cólon, visto sua eficácia na melhoria da microbiota e do trânsito gastrointestinal.

Outro composto muito importante que auxilia no controle do colesterol LDL e total é a β-glucana, presente na aveia. Além das vantagens já citadas, esse polifenol possui flavonoides e saponinas triterpênicas que auxiliam na função cognitiva.