Estudos evidenciam que chá verde protege contra o câncer

A bebida é rica em antioxidantes e várias outras substâncias benéficas para a saúde

IstockIstock

atualizado 23/07/2018 8:10

O chá verde é milenar e muito consumido na cultura oriental de países como China, Japão e Índia.

Dezenas de estudos têm mostrado propriedades benéficas à saúde, inclusive na proteção contra o câncer. As vantagens são devido à mistura rica de compostos polifenóis, flavonoides, aminoácidos, vitaminas, e ácidos orgânicos, mas, principalmente, às catequinas, como as epicatequina, epigalocatequina e epigalocatequina-3- galato. Tais polifenóis possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antitumorais.

Segundo pesquisa publicada no Molecules and Cells, pela Saga University, no Japão, mulheres que consumiam 10 copos (120 ml o copo) ou mais — o equivalente a 2.5g de chá verde em extrato –, retardaram o aparecimento de câncer em 7,3 anos, em comparação com as outras cuja ingestão era baixa.

Outro estudo feito pelo mesmo grupo demonstrou que a recorrência tumoral era 50% menor naqueles cujo consumo era de cinco copos ou mais por dia.

Além disso, uma revisão publicada na revista Arch Gynecologic Obstet demonstrou que um copo de chá verde ou mais por dia foi capaz de reduzir em 11% o risco de câncer de endométrio.

Busque ajuda de um profissional para te orientar quanto ao consumo. A prescrição é individual.

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias