Entenda a importância de exercícios de mobilidade na rotina

Veja, em vídeo, algumas atividades que você pode fazer antes do treino para melhorar sua mobilidade

Mesmo treinando regularmente, muitas pessoas costumam fazer movimentos que estimulam pouco as amplitudes e capacidades articulares. Passar muito tempo sentado trabalhando, estudando, assistindo tevê e/ou mexendo no celular gera uma postura sedentária e, consequentemente, leva a uma perda gradual de mobilidade, capacidade do corpo de realizar movimentos livres de qualquer restrição.

De acordo com modelo elaborado pelo especialista em treinamento de força Michael Boyle, cada articulação possui uma função primária específica. Porém, quando existe hipomobilidade (mobilidade diminuída) nessas estruturas, são desencadeadas disfunções que levam compensações em outras articulações.

Ariana Raquel Villacorta Silva e Elaynne Santana Neves ensinam exercícios de mobilidade

Os exercícios de mobilidade normalmente são movimentos dinâmicos realizados nas articulações do tornozelo, quadril, torácica e glenoumeral (ombro).

Têm como objetivo melhorar, restaurar ou manter a amplitude do movimento, e estão atrelados à performance funcional, nome dado a capacidade de desempenhar ações das atividades da vida diária ou gesto motor específico de algum esporte com máxima eficiência e sem gerar compensações, reduzindo o risco de lesões.

Atividades são importantes para prevenir lesões

Independentemente da idade ou da atividade que se pratica, é aconselhado realizá-los no início do treino como uma maneira de preparação e de aquecimento.

Na literatura médica, ainda não há recomendações de quantas vezes se deve realizar esses movimentos. Porém, sabe-se que somente a regularidade pode trazer os benefícios citados.

Para exemplificar como colocar essas atividades em prática, convidei as profissionais de Educação Física Ariana Raquel Villacorta Silva e Elaynne Santana Neves. Abaixo, elas ensinarão o que são os exercícios de mobilidade e porque devemos fazê-los.

Veja, no tutorial, como essas atividades são simples: