">
*
 
 

Meus alunos me perguntam com frequência em quanto tempo um sedentário começa a ver os resultados estéticos do treino. Vou desvendar esse mistério de uma vez por todas.

Para sentir uma mudança definitiva, é preciso fazer pelo menos seis meses de academia. Mas não se desespere. O corpo se habitua à rotina de exercícios mês a mês.

Expliquei passo a passo como reagimos ao começar um programa fitness. Confira abaixo:

Primeiro mês: a pessoa está se adaptando ao estímulo e se sente mais disposta. Além disso, a circulação é ativada, evitando inchaços e dores articulares causadas pelo sedentarismo.

Segundo mês: você começa a ganhar resistência, força muscular e flexibilidade. Nesse período, seu corpo tem mais disposição para enfrentar as atividades diárias.

Terceiro mês: doses maiores de endorfina, “o hormônio do bem-estar”, começam a ser liberadas. Adrenalina, noradrenalina e testosterona também ficam à flor da pele. Essa combinação contribui para o ganho de massa muscular e promove o aumento da queima de gordura.

Quarto mês: aqui você já irá colher muitos frutos do seu esforço. Nesse período, o atleta vai estar mais adaptado aos exercícios e, por isso, o treino vai evoluir mais intensamente. Essa mudança será fundamental para perceber os resultados.

Quinto mês: no quinto mês, você vai ter aumentado sua massa muscular e conseguido diminuir o seu percentual de gordura.

Sexto mês: você vai estar com uma outra estrutura corporal e os resultados estéticos estarão bem aparentes. Nesse momento, aquela vontade de desistir não vai mais fazer parte dos seus pensamentos.

Tudo isso que foi dito acima, dependerá da sua dedicação. Se você encarar os seis primeiros meses, vai vencer essa barreira de começar e parar. Aos novatos, sempre indico a musculação, por ser uma atividade abrangente e eficiente para o emagrecimento e o ganho de massa muscular.

Minha sugestão é que você busque um profissional de educação física qualificado para te ajudar na elaboração do seu plano. Um especialista no assunto define o momento certo para aumentar intensidade, muda a programação de exercícios, periodiza os dias para treinar cada grupamento muscular, respeitando o descanso, entre outras coisas. Tudo isso te fará treinar até a falha e conseguir os melhores resultados.



FitnessSaúdeBem-estar
 


COMENTE

Ler mais do blog