Criança pode fazer musculação?

A atividade é considerada extremamente segura para o público infantil se feita sob a supervisão de um adulto com especialização

Sabrina Mundim
Compartilhar notícia

Quando se fala em musculação para crianças, ainda existem alguns mitos e afirmações equivocadas sobre essa prática, mas a verdade é que se trata de uma das atividades mais seguras para o público infantil se feita sob a supervisão de um adulto com especialização.

A maior preocupação é de que a musculação afetaria o crescimento, pois a sobrecarga aplicada à compressão do osso poderia lesionar as células que promovem o desenvolvimento corporal. Felizmente, o corpo é capaz de suportar cargas compressivas muito grandes e com total segurança, não havendo relatos científicos de lesões em células de crescimento. Segundo a literatura científica, é quase impossível uma criança bem-orientada sofrer algum tipo de lesão pela prática da musculação.

A Revista Paulista de Pediatria analisou centenas de estudos científicos que envolviam crianças e musculação, e confirmaram que os pequenos que praticam musculação são mais fortes, resistentes, possuem maior agilidade, destreza e condicionamento cardiovascular do que aqueles que não ingressaram em um programa de musculação.

Além disso, a musculação foi considerada extremamente segura para as crianças, pois é uma atividade de fácil controle das variáveis e movimentos. A única ressalva que o estudo fez é que os treinos não devem ser de altíssima intensidade, evitando assim qualquer tipo de lesão.

A musculação bem-orientada só trará benefícios. Procure ajuda de um profissional de educação física qualificado e não deixe a criança praticar a atividade sem supervisão de um adulto.

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile