*
 
 

A Dra. Tamlin Conner, do Departamento de Psicologia da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, e seus colegas descobriram, por meio de um estudo, que uma dieta baseada em frutas e legumes ajuda a melhorar a motivação e vitalidade.

Os pesquisadores avaliaram 171 estudantes, com idade entre 18 e 25 anos, e os dividiram em três categorias por duas semanas. O primeiro grupo continuou com seu padrão de alimentação normal, o segundo recebeu duas porções adicionais de frutas e vegetais frescos (incluindo cenoura, kiwi, maçã e laranja) todos os dias. Já o terceiro ganhou vouchers de produtos (pré-pagos) e mensagens de texto para se alimentar de forma mais saudável.

No início e no final do estudo, os participantes foram submetidos a avaliações psicológicas que analisaram humor, vitalidade, motivação, sintomas de depressão e ansiedade, entre outros determinantes para a saúde mental e bem-estar.

Segundo os pesquisadores, os participantes que receberam pessoalmente frutas e legumes a mais consumiram a maioria desses produtos ao longo de duas semanas, em 3,7 porções diárias. Esse foi o grupo com as mais melhorias em vitalidade e motivação.

Já os outros dois grupos não demonstraram desenvolvimento perceptível no bem-estar psicológico durante as duas semanas.

A conclusão do estudo foi a de que frutas e vegetais podem ajudar a reduzir o risco de obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e alguns tipos de câncer. Além disso, o consumo de tais alimentos pode proporcionar também vitalidade, desenvolvimento e motivação.

Procure ajuda de um profissional qualificado para te ajudar com o seu plano alimentar.



 


dietaBem-estarlegumesfrutas