Até quantos quilos é normal variar na balança durante o dia?

Minha dica é não avaliar o que está acontecendo com o seu corpo pela ferramenta

iStockiStock

atualizado 15/03/2019 17:09

Considerando que “engordar” é ganhar gordura e “emagrecer” é diminuir o percentual “gordo”, ambos podem acontecer independente do peso. Digo isso porque uma variação de até 2 kg durante o dia é completamente normal e não representa “engordar” e nem “emagrecer” de fato.

Você pode pesar 3 kg a mais e ter emagrecido (caso estes quilos sejam de músculos), ou ver na balança 4 kg a menos e ter engordado (caso tenha perdido massa magra).

O importante é não avaliar o que está acontecendo com o seu corpo pela balança. A ferramenta é mais irreal e imprecisa do que parece. Ela não te diz nada além de “peso”! E entenda: peso não corresponde a composição corporal.

Uma mesma mulher pode pesar 50 kg ou 65 kg e ser magra (ou gorda) nos dois momentos, desde que o percentual de gordura seja igualmente baixo (ou alto) nos dois pesos. Essa variação de peso pode ocorrer por diversas razões: acúmulo de glicogênio muscular, retenção de líquidos, intestino preso, variação normal do dia e até envolver o período menstrual.

A melhor maneira de saber se emagreceu ou engordou é bem simples:
– Se você se vê mais magro, enxerga o contorno diminuindo, é porque está emagrecendo;
– As roupas são um ótimo indicativo. Se estiverem ficando largas, está acontecendo;
– As pessoas também comentam. Quando te disserem “nossa, você parece mais magro! ”, há algo diferente;
– As fotos são excelentes comparativos. Faça registros sempre no mesmo lugar, com a mesma luz, roupa e câmera. Uma do lado da outra irá mostrar bem a diferença. O ideal é se fotografar a cada 30 dias.

Se um destes argumentos ou todos deles estiverem se tornando reais, de nada importa o que diz a balança ou qualquer método de avaliação. Agora deixo uma sugestão: que tal parar de se pesar? Isso só afeta a cabeça!

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias