metropoles.com

Aprenda a diminuir a quantidade de agrotóxicos nos alimentos

Uma receita simples e rápida que pode proteger você

atualizado

Compartilhar notícia

1 de 1 - Foto: null

Consumir produtos orgânicos nem sempre é possível, por questões de acessibilidade e alto custo. Mas qual é a alternativa? Aqui vai uma dica que pode ajudar:

Coloque em 1 litro de água 5ml de tintura de iodo a 2%, mergulhe as verduras, frutas e legumes. Deixe o recipiente coberto sem passagem de luz por 1 hora. Depois basta lavar os alimentos, que estarão prontos para o consumo. A tintura de iodo pode ser encontrada em farmácias convencionais ou de manipulação.

Vale o esforço para se proteger diante dos riscos. Agrotóxicos são produtos utilizados na agricultura para controlar insetos, doenças, ou plantas daninhas que causam danos às plantações. A produção, o armazenamento e o uso do veneno podem representar significativos riscos para a saúde.

O Brasil é o primeiro do ranking no mundo em consumo de agrotóxicos. A Anvisa alerta quanto aos “vilões” que lideram a lista. Pimentão (mais de 90% das amostras com problemas), morango (63%) e pepino (58%). Seguidos da alface e da cenoura (53% e 50%).

Um estudo elaborado pelo doutor em saúde pública e meio ambiente pela Ensp/Fiocruz Cleber Cremonese observou que grande parte dos agrotóxicos apresenta capacidade de desregulação do sistema endócrino humano, o que altera os níveis de hormônios sexuais e causa efeitos adversos, principalmente sobre o sistema reprodutor.

Riscos à saúde segundo pesquisas realizada pela Fiocruz

  • Dor de cabeça
  • Alergia
  • Coceira
  • Distúrbios do sistema nervoso central
  • Câncer (nos casos mais graves de exposição)
  • Alterações na função de hormônios da tireoide
  • Antecipação da primeira menstruação
  • Diminuição da fertilidade masculina

Essas evidências vêm sendo confirmadas a cada novo estudo e esse é, certamente, um tema que precisa de muita atenção por parte de quem formula as politicas públicas do país.

 

Compartilhar notícia