metropoles.com

Dor de cabeça pode estar relacionada a sua postura

Especialistas revelam que patologias ligadas à coluna podem gerar cefaleias constantes

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
dor de cabeça computador
1 de 1 dor de cabeça computador - Foto: iStock

Quando bate aquela dorzinha de cabeça, normalmente, acreditamos que o desconforto é causado por problemas na visão, falta de água ou por uma crise de pressão alta. Mas agora, você pode acrescentar mais um motivo para essa lista: especialistas revelam que tem crescido os casos de dor de cabeça provocados por erros posturais e tensões musculares.

Segundo a fisioterapeuta Sarah Brandão, doutora pela Florida Christian University (EUA), um dos principais motivos para as inconvenientes cefaleias pode estar relacionado à compressão dos nervos com o disco. “A depender da postura, o disco pode sair do lugar, escorregar, gerar uma hérnia, comprimir o nervo. Essa junção de problemas, sem dúvida, acaba gerando a dores”, explica.

Outra causa apontada pela doutora é a síndrome miofascial que, segundo ela, tem crescido muito nos dias de hoje. Quem é diagnosticado com essa condição tem aumento na fáscia. Ela fica com edemas porque sofreu alguma consequência, que pode ser alteração de postura ou mesmo uma sobrecarga de exercí­cios. Isso gera nódulos que podem aumentar a tensão muscular na região do trapézio, do pescoço e do ombro, também causando incômodo.

O ortopedista Alexandre Paniago membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia aposta em outro problema comum no consultório: “Dentro da minha área de especialidade, encontro no dia a dia muitas lesões no ombro, que causam instabilidade. Isso porque essa região é uma articulação instável que não foi feita para suportar grandes cargas de peso,” explica, ao se referir ao abuso de exercícios físicos.

“É fundamental a autocrítica e a atenção constante sobre a postura correta, principalmente nos locais onde as pessoas passam muito tempo na mesma posição. Temos que estar sempre alertas a tudo: altura da cadeira, da nossa mesa de trabalho e, sempre que puder, lembrar de alongar”, completa Sarah.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?