De extraterrestres a lendas urbanas: os misteriosos canais do YouTube

Alienígenas, lendas urbanas e o mundo sobrenatual são temas que garantem muita audiência na plataforma

atualizado 31/07/2020 13:57

divulgação

Que o YouTube é uma plataforma democrática, isso todo mundo sabe. Porém, o que talvez você ainda não saiba é que tem canal falando de assuntos misteriosos com grande audiência.

Gente que fala de extraterrestres, áreas proibidas dos EUA, aparições de fantasmas, aprisionamento de espíritos em bonecas e muito outros tópicos intrigantes. O fato de tudo isso existir ou não é o de menos: tem youtuber ganhando muito dinheiro com isso!

Esse tipo de conteúdo parece conseguir prender mais inscritos, fazendo com que eles assistam mais e mais conteúdos do tema, gerando o famoso (e necessário) engajamento.

Carol Capel é uma delas. Com tem mais de 2 milhões de inscritos, ela traz assuntos que todo mundo duvida que existam, mas pesquisa para saber se é verdade eu não.

Com um discurso bastante convincente, Carol garante que esse sentimento de abordar o sobrenatural veio por meio de experiências que vivenciou após morar na pequena cidade de Gignese, norte da Itália. Lá, começou a se interessar sobre esses temas por não manter muito contato com pessoas. Carol relata que, durante os sete meses que viveu no local, só via as mesmas três pessoas todos os dias.

“As pesquisas começam meio que de dentro para fora. Tenho sonhos muito malucos, com pessoas, alienígenas e anoto, pesquiso. Muito desses assuntos já aconteceram ou tem algum cientista falando, e assim nascem as pautas do meu canal”, completa Carol.

Só que o algoritmo do YouTube não é tão bonzinho para conteúdos sobrenaturais. A plataforma bloqueia e tira vídeos polêmicos do ar. Mas, como tudo se dá um jeito, Carol conta que driblar essas limitações é algo comum na sua rotina. “Eu sofro muita censura em todas as redes sociais, e no YouTube isso não é diferente, não posso falar algumas palavras que a plataforma bloqueia, então eu abaixo o volume de algumas palavras e o algoritmo não detecta”.

Lendas urbanas também são assuntos que bombam no YouTube. O Fábrica de Fatos, com 1,5 milhões de inscritos, dá até um certo medo de assistir. Trazendo motes curiosos, esse canal vai te prender. Se você quer um conselho, não assista sozinho em casa.

O canal Nostalgia, comandado por Felipe Castanhari e vários nerds, aborda temas polêmicos em uma linguagem completamente jovem e diferente.

Bruno Bock é mais conhecido pelo Pipocando, mas também faz o Vida de Bruno. Lá, ele fala de tudo, principalmente sobre alienígenas. Com 132 mil inscritos, esse é para quem quer entender mais um pouco desse universo cheio de mistérios.

O canal “Fatos desconhecidos” tem mais de 14 milhões de inscritos. Este é o lugar certo para você aprimorar sua cultura sobre as curiosidades da vida real.

Dan Beligoli

Últimas notícias