Challenges do TikTok impulsionam músicas e hits desconhecidos bombam

Graças aos olhares atentos dos gigantes das gravadoras musicais, o app se tornou uma ferramenta de marketing para o mercado fonográfico

Conquistar um hit musical não é tarefa fácil no cenário nacional, muito menos no internacional. Porém de uma hora pra outra, todo mundo se rendeu ao TikTok, aplicativo chinês, que permite os usuários postarem vídeos aleatórios de dança, música ou até mesmo culinário. Graças aos olhares atentos dos gigantes das gravadoras musicais, o app se tornou também uma ferramenta de marketing para o mercado fonográfico, já que milhões de consumidores de música estão por lá. Tanto é assim que empresários passaram a investir e desenhar estratégias para realizar estreias dentro do serviço. A Coluna Leo Dias listou os cantores que estão levando a melhor nesta corrida em busca do hit número 1 nos charts de streaming com a ajudinha do TikTok.

Say So — Doja Cat

Foi a rainha do TikTok, Charli D’amelio, que tem mais de 60 milhões de seguidores na plataforma, quem ajudou a canção se tornar um hit na terra do Tio Sam. Assim que Charli dançou ao som de Say So, a música da rapper viralizou e, semanas depois, estava nos charts da Billboard e nas rádios norte-americanas. Até mesmo Nicki Minaj se rendeu à faixa e quis fazer parte do sucesso estrondoso com um remix. A faixa já vendeu 3 milhões de cópias nos EUA e rendeu à Cat o VMA de Artista Revelação de 2020.

Trava na Beleza Pose de Maloqueira — Miury Dj & Jaula das Gostosudas

Bufo, querida! Quem nunca ouviu ou leu este meme nas redes sociais? Foi um challenge brasileiro do TikTok que fez o meme trava na beleza viralizar na web. Você muito provavelmente já viu os irmãos Yarleuy Titia Rayon usando e abusando deste bordão e nem imaginava de onde ele tinha surgido, né?

Savage — Megan Thee Stallion

Algumas músicas não só ficaram famosas no TikTok, mas apenas foram lembradas por conta do TikTok. Savage, da rapper Megan Thee Stallion, é um grande exemplo disso. Por meio de um desafio musical com a canção, ela se tornou um mega hit nos Estados Unidos e chamou até mesmo a atenção da rainha do pop, Beyoncé. Megan e Queen Bey se uniram em uma versão remix que alcançou o #1 da Billboard Hot 100 nos EUA e está sendo apontada como um das favoritos ao Grammy de Melhor Parceria pela crítica.

Oh Juliana — MC Niack

Novo sucesso do MC Niack, Oh Juliana explodiu no aplicativo antes de ganhar as plataformas digitais. Com o hit, Niack se tornou o primeiro brasileiro da história a entrar na parada Billboard Global 200 e ficou em 1º lugar no Top 50 Brazil por 10 dias consecutivos. Enquanto várias cantoras nacionais fazem de tudo em busca do estrelato mundial, Niack de uma hora pra outra conseguiu tal feito e é a prova viva de que o TikTok veio para ficar.

Opaul – Freddie Dredd

Talvez este seja um dos casos mais engraçados do aplicativo chinês até então. Sem entender o idioma português, os gringos gravaram vários tiktoks ao entenderem “oh não vai não” como “no, I know”. E aí? O que aconteceu? Mesmo não entendendo nada, os norte-americanos publicavam esta canção em português diariamente no app e, com isso, fizeram da faixa um sucesso no YouTube.

Tudo no Sigilo – Vytinho NG e MC Bianc

A faixa Tudo no Sigilo, de Vytinho NG e Mc Bianc também foi impulsionada nas plataformas digitais com a ajuda dos challenges da canção no TikTok. No vídeo abaixo, Any Gabrielly do Now United faz a coreografia da faixa.

@anygabriellyofficial

Lancei a braba 🤍✨#Fyp

♬ Tudo no Sigilo – Vytinho NG & Bianca

Flores – Luísa Sonza e Vitão

Luisa Sonza e Vitão também garantiram seus nomes entre os artistas mais escutados nas plataformas. Com Flores, o challenge do casal mais polêmico do momento lotou o aplicativo com danças  sensuais a dois. Depois de tamanha exposição e uma performance caliente no MTV Miaw deste ano, a aposta é que a faixa alcance o top 5 do Spotify Brasil.

@luara

dc: eu✨💐 #flores @luisasonza @vitao

♬ Flores – Vitão & Luísa Sonza