metropoles.com

Por que o trauma do “sem carteira”? Pior seria “sem trabalho”

Há cada vez mais gente, hoje em dia, que ganha a vida sem ter ligação com um empregador. O Brasil e o mundo vivem numa economia nova

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Mais uma vez, com a regularidade da mudança das estações do ano, um coro mais ou menos horrorizado se levanta entre os especialistas quando o IBGE divulga os dados sobre quanta gente está trabalhando “sem carteira assinada”. Os últimos números mostram que, no momento, há 40 milhões de brasileiros “sem carteira”.

O que nunca se nota, na frase, é a presença do verbo “trabalhar”. Faz diferença. A informação do IBGE comprova, na vida real, que há 40 milhões de brasileiros trabalhando. É trabalho “informal”, sem os direitos da lei trabalhista, sem plano de saúde, no Uber ou no iFood, cobrando por serviço prestado e por aí afora – mas não é a mesma coisa, de jeito nenhum, do que estar desempregado. Experimente exercer uma atividade dessas por 12 horas corridas e veja, então, se é trabalho ou é ficar à toa.

Há cada vez mais gente, hoje em dia, que ganha a vida sem ter ligação com um empregador – por necessidade, por circunstância ou por gosto. E se o emprego que o sujeito tinha não existe mais, e não voltará nunca, por que há um robô no seu lugar? E se a atividade que exercia desapareceu? Ou se a empresa onde estava empregado fechou para o resto da vida?

Mais: e se o cidadão “sem carteira” prefere trabalhar por conta própria, porque ganha mais, ou porque se cansou de encher a própria paciência com patrões, chefes e subchefes? O Brasil e o mundo vivem numa economia nova. O emprego também é novo.

* Este texto representa as opiniões e ideias do autor.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?