metropoles.com

TJDFT reafirma legalidade na apreensão de veículos sem o licenciamento

Por decisão unânime, os desembargadores da 1ª Turma Cível acompanharam o voto da relatora: documento em dia garante segurança da população

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Fachada TJDFT
1 de 1 Fachada TJDFT - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

De forma unânime, a 1ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) julgou improcedente apelação cível, interposta pela seção da Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF), sobre a suspensão de apreensões de veículos não licenciados.

A Turma entendeu que a vinculação da emissão de licenciamento anual ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não viola o direito à propriedade, o princípio do devido processo legal e o do não confisco. Isso porque, alegaram os desembargadores, a apreensão de veículos sem o documento obrigatório não implica sua desapropriação, o que só ocorre após os devidos trâmites legais.

Designada como relatora da apelação, a desembargadora Simone Lucindo destacou que “o licenciamento anual de veículo não tem o condão de arrecadar tributos, mas sim de atestar anualmente a regularidade das informações que constam no registro do veículo, em especial os dados do proprietário ou condutor principal, identificando veículos furtados ou roubados”.

Dessa forma, segundo a magistrada, a apreensão do veículo se dá pela ausência do documento de licenciamento, com o intuito de tutelar a segurança de todos os cidadãos, e não pelo não pagamento do tributo, o que não permite a sua configuração como sanção política.

OAB-DF/Divulgação
Relatora do caso, desembargadora Simone Lucindo ressaltou que documentação em dia fortalece a segurança dos cidadãos

O presidente da Associação dos Procuradores do DF, Renato Guanabara Leal de Araújo, destacou a atuação do procurador do DF Luiz Felipe Bullus no caso e disse acreditar que a decisão só reforça a importância do trabalho do órgão.

“A circulação de veículos em situação de irregularidade nas ruas das cidades do DF seria temerária, e a decisão judicial está corretíssima, pois visa proteger o coletivo em detrimento daqueles que não observam nem respeitam as normas”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?