metropoles.com

Senado debate participação eleitoral de brasileiros no exterior

Hoje, cidadãos que estejam fora do país podem escolher apenas candidatos a presidente e vice. Proposta é do ex-senador Cristovam Buarque

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/ Metrópoles
Urna
1 de 1 Urna - Foto: Hugo Barreto/ Metrópoles

O Senado Federal debateu, nesta terça-feira (24/09/2019), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite a brasileiros residentes no exterior votarem em candidatos para a Câmara dos Deputados. Atualmente, só é autorizado o voto para candidatos a presidente e vice. A proposta é do ex-senador Cristovam Buarque (Cidadania-DF), que disse ser necessária a manutenção “do vínculo do brasileiro que reside no exterior com a política nacional”.

“Trata-se não apenas de permitir o direito ao voto nas eleições para a Câmara dos Deputados mas também de instituir circunscrições especiais, em outros continentes, as quais elegeriam os representantes dos brasileiros que residem naquela região do planeta. O Brasil é um país avançado quando se trata de tecnologia eleitoral. É preciso estender esse avanço a outras áreas do processo eleitoral, de modo a ampliar a cidadania e aprofundar o processo democrático”, destacou o ex-congressista.

Com a derrota de Cristovam à reeleição, a proposta foi arquivada no fim da legislatura anterior. O texto tramitava desde 2005 e chegou a ser aprovado em primeiro turno no ano de 2009. Agora, a PEC pode ser desarquivada.

O debate ocorreu na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) a pedido do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). O encontro contou com a participação da embaixadora Maria Luiza Ribeiro, do autor da matéria e de representantes de comunidades de brasileiros em outros países.

Radicado nos Estados Unidos, o especialista em processos de internacionalização Rodrigo Lins aponta a proposta como necessária e urgente. “Questões como a preservação da língua portuguesa, proteção a imigrantes e desburocratização de problemas de quem está aqui e precisa ir ao Brasil para resolvê-los são demandas urgentes. Poder ter maior oportunidade para escolher e cobrar dos parlamentares eleitos é muito importante”, conclui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?