metropoles.com

Senado abre consulta pública sobre demissão de servidor concursado

Conheça os bastidores e os personagens do que é notícia nesta semana de frio intenso na capital da República

atualizado

Compartilhar notícia

Antonio Cruz/Agência Brasil
AC_servidores-publicos-realizam-protesto-em-frente-ministerio-do-planejamento_270820150004-e1442116989373
1 de 1 AC_servidores-publicos-realizam-protesto-em-frente-ministerio-do-planejamento_270820150004-e1442116989373 - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Congresso quer demitir
servidor público ineficiente

Está aberta no portal e-Cidadania, do Senado Federal, consulta pública sobre o PL 116/17, que permite demissão de servidor público concursado por “insuficiência de desempenho”. Se a proposta for aprovada, funcionários municipais, estaduais e federais terão o rendimento no trabalho avaliado semestralmente pelo chefe imediato. Caso tenham nota inferior a 30% da pontuação máxima por quatro vezes seguidas, eles poderão ser exonerados. Também perderá o cargo quem tiver performance menor do que 50% em cinco das últimas 10 avaliações. A iniciativa é da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) e aguarda parecer do relator, senador Lasier Martins (PSD-RS), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Até as 21h desta quarta (5/7), mais de 32 mil pessoas tinham se posicionado contra a proposta na enquete on-line do Senado, conforme pode ser visto na reprodução abaixo:

Reprodução

 

Quem sair por último apaga a luz
A demissão do ex-diretor-adjunto do Jardim Zoológico de Brasília Erico Grassi, após ele abrir uma entrevista na TV com um sonoro “fora, Temer”, ainda vai render. Erico era um dos últimos integrantes do núcleo duro do PSB dentro do governo Rollemberg. Vários militantes que embalaram a campanha vitoriosa do socialista rumo ao Buriti deixaram a gestão, ou até mesmo o partido, logo no primeiro ano de governo por não concordarem com encaminhamentos, decisões ou parcerias firmadas por Rollemberg ao assumir o GDF. Outros saíram, dizem, porque não tiveram vez ou voz: esses, nos bastidores, não poupam críticas ao ex-aliado. Perder um militante atuante e influente, especialmente com a juventude socialista, às vésperas de um ano eleitoral é grave. E o governador sabe disso: tanto que fez questão de ligar pessoalmente para o ex-diretor e avisar que ele estava fora da administração. Erico foi rápido na resposta, postou vídeo dando sua versão para a demissão nas redes sociais, com texto introdutório onde diz que sai de cabeça erguida, mas acusa: “O governador se afastou das nossas bandeiras socialistas e namora explicitamente o desgoverno Temer, inclusive indo contra as orientações do seu próprio partido”. No PSB, 2018 já chegou.

PV quer independência
Pedro Ventura/Agência Brasília
Por falar nas eleições 2018, ganha força no Partido Verde a defesa de uma candidatura majoritária própria. Até mesmo a possibilidade de uma chapa puro-sangue tem sido avaliada pelos líderes da sigla. Em texto publicado nesta quarta-feira (5), o atual vice-presidente nacional do PV, Eduardo Brandão, foi enfático. “É impossível fazer parte de projetos de terceiros, tão poluídos, sem chancelar tais práticas e carregar junto parte da culpa”, disse o político, que foi secretário do Meio Ambiente do DF na gestão do petista Agnelo Queiroz. “Por isso, entendo que, ainda que seja uma opção arriscada, precisamos nos distanciar dos modelos convencionais nas próximas eleições, evitando qualquer tipo de coligação, arranjos ou parcerias com outros projetos”, concluiu.

Próteses na mira da Anvisa
Um esquema interestadual de fabricação de próteses clandestinas está na mira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O DF pode ser o próximo alvo da fiscalização, que baixou terça-feira (4/7) no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Joinville (SC). Investigações indicam que as peças, usadas em cirurgias para reconstrução da face e crânio, seriam produzidas dentro de um projeto de protótipos do Senai, sob encomenda de duas empresas. Do mesmo local, saem itens industriais e mecânicos. Fontes ouvidas pelo Metrópoles dão conta de que é alta a probabilidade de uma próxima ação acontecer em terras brasilienses: empresas locais cometeriam o mesmo crime contra a saúde pública.

 Vai ter alcateia em quadra

ReproduçãoO multicampeão time de basquete de Brasília, ex-UniCeub/BRBCard/Brasília tem um novo nome: Lobos Brasília. O anúncio oficial deve ocorrer nos próximos dias, mas a intenção é que o time seja chamado assim, a não ser que um eventual novo patrocinador máster peça inclusão da marca na nomenclatura da equipe. A notícia foi dada ao Metrópoles pelo novo diretor de marketing do clube, Leonardo Buarque. Segundo ele, o comando do time ainda pensa em fazer uma enquete com os torcedores para confirmar a escolha, mas a disposição é de o Brasília incorporar a referência a seu mascote (também escolhido por votação popular, em 2009): o lobo guará, animal típico do cerrado brasileiro. Com a decisão, o grupo brasiliense será o único do Novo Basquete Brasil (NBB) a render homenagem a um animal/mascote. As outras 14 equipes são chamadas pela cidade de origem ou pelo clube que representam, como Vasco da Gama, Flamengo, Pinheiros e Minas.

Os títulos dos lobos
Continentais
FIBA Liga das Américas 2008/2009
Liga Sul-Americana de Basquete: 2010/2013 e 2015

Nacionais
Campeonato Brasileiro: 2007, 2009-10, 2010-11 e 2011-12
Supercopa Brasil de Basquete: 2003 e 2004

Regionais
Metropolitano/Braba: 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2015 e 2016
Vice-campeão: 2013 e 2014

Outros
Copa Sudeste (MG): 2008-2009
Troféu Yuncheng Shanxi (CHI): 2009
Troféu João Herculino (DF): 2011
Troféu Oscar Vieira (SP): 2011
Copa Minas Gerais (MG): 2016
Copa Universo (BA): 2016

Compartilhar notícia