Saiba quem é o brasiliense que assumiu diretoria mundial do Facebook

O publicitário Raphael Vasconcellos será o novo diretor mundial do Facebook Creative Shop

Arquivo PessoalArquivo Pessoal

atualizado 05/11/2018 8:44

Nascido em Brasília, o publicitário Raphael Vasconcellos de Oliveira tomou posse como novo diretor mundial do Facebook Creative Shop, braço de criação da gigante das redes sociais.

A partir de agora, o publicitário de 41 anos passa a coordenar a área da potente plataforma mundial e vai trabalhar em sintonia com grandes marcas mundiais, agências de publicidade e até mesmo com criadores independentes. O hub comandado agora por Vasconcellos atua para o Facebook, Instagram, Messenger e ainda para o Oculus.

Com a nova missão, Raphael passa a morar em Nova York, onde funciona o escritório. Dos Estados Unidos, o publicitário terá a tarefa de gerenciar uma equipe de 300 funcionários em todo o mundo, divididos em 38 mercados diferentes.

Antes de assumir o comando da área, Raphael liderava, havia seis anos, o Facebook Creative na América Latina e, mais recentemente, na Ásia-Pacífico.

O brasiliense passou a infância na Asa Norte, estudou no Colégio Mauricio Salles de Mello e se formou no Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Ele chegou a morar no Lago Norte antes de deixar o DF, em 2012.

Na nova função, substitui o diretor criativo global Andrew Keller, que atuava como chefe interino. Antes, o diretor de criação do Facebook e vice-presidente de marketing global de negócios, Mark D’Arcy, liderou a mesma equipe global.

Vasconcellos se reportará a Carolyn Everson, vice-presidente de Soluções Globais de Marketing do Facebook, além de trabalhar em parceria com D’Arcy, que supervisiona todos os esforços criativos para o negócio.

“O Rapha causou um claro impacto na Creative Shop, liderando as equipes em duas das regiões que mais crescem. Ele é um líder, com uma mistura única de foco nos negócios e liderança de pensamento criativa que os clientes e as equipes internas passaram a confiar profundamente nos últimos anos. Não tenho dúvidas de que ele continuará a inspirar a comunidade criativa em todo o mundo nessa função”, elogiou, em nota, a nova chefe imediata, Carolyn Everson .

“Desafio empolgante”
Em comunicado divulgado pela rede social, Vasconcellos comentou a promoção. “Estou entusiasmado por ter a oportunidade de liderar a equipe global da Creative Shop do Facebook”, disse.

“Nesse meu tempo no Facebook, tive a honra de criar e colaborar em campanhas que geraram um impacto significativo. É um desafio empolgante colocar essas estratégias para trabalhar em todo o mundo, ajudando empresas de vários tamanhos a contar suas histórias e usar nossas plataformas para crescer”, afirmou.

Pela rede social, os familiares também se manifestaram sobre a nova missão do brasiliense. “Sem palavras. Desde sempre ele é assim: dedicado, competente, inteligente. Voa, irmão! Nova York ficará pequena para você! Muito orgulho. Penso sempre em como nosso pai reagiria a isso e não consigo descrever. Te amo! De Brasília para o topo do mundo!”, escreveu a irmã Juliana Vasconcellos no Facebook.

“Parabéns, meu irmão. Que notícia fantástica! Eu já sabia que iria acontecer, mas foi muito rápido!”, completou o outro irmão, Frederico Vasconcellos.

Antes de ser contratado pela empresa de Mark Zuckerberg, Raphael Vasconcellos foi um dos principais diretores da Agência Click, em São Paulo. Iniciou a trajetória como diretor de planejamento e sua atuação o levou ao cargo de diretor de criação. Depois, vice-presidente executivo de criação.

SOBRE O AUTOR
Caio Barbieri

Cursou jornalismo no Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Passou pelas redações do Correio Braziliense, Agência Brasil, Rádio Nacional e foi editor-adjunto da Tribuna do Brasil. Ocupou a assessoria especial no Ministério da Transparência e foi secretário-adjunto de Comunicação do GDF. Chefiou o relacionamento com a imprensa na Casa Civil, Vice-Governadoria, Secretaria de Habitação e na Secretaria de Turismo do DF. Fez consultoria para vários partidos, entidades sindicais e políticos da Câmara Legislativa e do Congresso Nacional. Assina a coluna Janela Indiscreta do Metrópoles e cobre os bastidores do poder em Brasília.

Últimas notícias