metropoles.com

Ronaldo Caiado reúne deputados federais para declarar apoio a Arthur Lira

Governador de Goiás convocou encontro no Palácio das Esmeraldas para sacramentar reforço à campanha do parlamentar ao comando da Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Material cedido ao Metrópoles
Caiado Lira
1 de 1 Caiado Lira - Foto: Material cedido ao Metrópoles

O governador Ronaldo Caiado (DEM) reuniu, na noite desta segunda-feira (11/01), boa parte da bancada goiana no Congresso Nacional para declarar apoio à candidatura de Arthur Lira (PP-AL) ao comando da Câmara dos Deputados. O encontro ocorreu no Palácio das Esmeraldas, sede do Executivo de Goiás e contou, ainda, com congressistas convidados, entre eles os deputado federais de Brasília, Celina Leão (PP) e Luis Miranda (DEM).

O evento teve articulação do ex-deputado federal e presidente do PP-GO, Alexandre Baldy (PP-GO) que, embora ocupe a Secretaria de Transporte do Estado de São Paulo, definiu a preferência ao candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O apoio foi declarado na sala de cultura Gercina Borges Teixeira, lançada pelo ex-governador goiano Marconi Perillo (PSDB) em seu último ato antes de deixar o governo de Goiás, em dezembro de 2018.

Apenas de Goiás, 8 deputados federais marcaram presença no encontro político: Célio Silveira (PSDB), Zacharias Calil (DEM), Francisco Júnior (PSD), João Campos (Republicanos), José Nelto (Podemos) e Lucas Vergílio (Solidariedade), Magda Mofatto (PL-GO) e Vitor Hugo (PSL-GO). Além deles, assinaram a lista de presença divulgada , Hiran Gonçalves (PP-RR), Marcelo Ramos (PL-AM), Gustinho Ribeiro (Solidariedade-SE), Antonio Brito (PSD-BA), Luís Tibe (Avante-MG), Doutor Luizinho (PP-RJ), Celso Sabino (PSL-PA), Johnathan Jesus (Republicanos-RR) e Carlos Gaguim (Podemos-TO).

Ainda nesta segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pediu o apoio da bancada ruralista na corrida rumo à presidência da Câmara dos Deputados. O pedido ocorre após o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), declarar apoio a Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Casa.

“Todo esse pessoal do campo tem que tá comigo, pô. Esse é o mínimo de razoabilidade que eu peço para eles, para a gente pode levar nossas pautas para frente. […] O mínimo que eu peço para os parlamentares do campo, que [sic] eu tenho profunda gratidão e apreço, que vote no nosso candidato para a Mesa para a gente não deixar mais caducar medidas provisórias”, afirmou o presidente a apoiadores, no Palácio da Alvorada.

No jantar, Lira garante apoio de bancada goiana e outros convidados
Disputa

O Palácio do Planalto apoia o deputado Arthur Lira (PP-AL) para assumir o comando da Câmara. O parlamentar é um dos líderes do bloco conhecido como Centrão, que reúne siglas de centro-direita e, desde meados do ano passado, dá apoio ao Planalto em troca de cargos no governo.

Lira conta com o apoio de PP, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Pros, Patriota, PSC e Avante, num total de 193 parlamentares. O PTB, com 11 deputados, e o Podemos, com 10, devem seguir com ele, totalizando 214.

Como principal adversário, Lira terá o deputado Baleia Rossi. Ele conta com o apoio de PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede. Juntas, as siglas somam 261 parlamentares.

A eleição da Mesa Diretora da Câmara está prevista para 1° de fevereiro e ocorre sob voto secreto — que abre margem para potenciais “traições”. Para ser eleito, o candidato necessita de 257 votos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?