Por Covid-19, Sindepo quer restringir acesso a delegacias no DF

Sindicato dos Delegados protocolou pedido administrativo em caráter urgente para a Direção-Geral da Polícia Civil tomar medidas preventivas

Preocupado com a proliferação do novo coronavírus, o Sindicato dos Delegados de Polícia (Sindepo-DF) decidiu agir para evitar que a doença chegue aos policiais que atuam no Distrito Federal. Um ofício com medidas administrativas urgentes foi protocolado nesta sexta-feira (20/03) ao o diretor-geral da Polícia Civil, Robson Cândido, para solicitar a restrição de acesso às delegacias locais.

De acordo com o texto ao qual o Metrópoles teve acesso, a sugestão é que os policiais civis atendam pessoalmente “apenas casos graves” e urgentes. A ideia é transformar atendimentos físicos em telefônicos ou eletrônicos, principalmente em casos de roubos sem violência e furtos de veículos. Para isso, a solução seria a criação de teletrabalho servidores da categoria.

A entidade também reivindica a suspensão “de toda a atividade cartorária das delegacias”, área responsável pelos trâmites de inquéritos e investigações policiais.

Por fim, o Sindepo-DF solicita ao diretor-geral da PCDF que seja articuladas com outras autoridades do Governo do Distrito Federal (GDF) para que os policiais tenham prioridade no atendimento nos hospitais que integram a rede pública de saúde local. Atualmente, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) é a unidade de referência para os casos da Covid-19.

Veja o documento:

Ofício DG Corona (1) by Metropoles on Scribd

Contaminação

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal apontou que há 87 casos confirmados do novo coronavírus na cidade, em boletim divulgado na manhã desta sexta-feira (20/03).

Todos os casos passam por prova e contraprova. Outros 15 pacientes testaram positivo. No entanto, as autoridades ainda aguardam o resultado do exame complementar.

Para acompanhar caso a caso, o governador Ibaneis Rocha (MDB) criou um comitê de monitoramento do coronavírus, dentro do Palácio do Buriti, para acompanhar em tempo real todas as notícias sobre a pandemia da doença no Distrito Federal.