metropoles.com

Novos tempos: no DF, dois políticos de esquerda flertam com a direita

O senador Cristovam Buarque (PPS) e o deputado distrital Joe Valle (PDT) acenam como possível a chapa ao lado de PSDB, DEM e PR

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
joe e Cristovam
1 de 1 joe e Cristovam - Foto: Reprodução/Facebook

As alianças políticas para as eleições de outubro estão tomando um caminho no mínimo inusitado, no Distrito Federal. Nomes conhecidos pela militância histórica na esquerda passaram a reconsiderar a posição e, hoje, acenam para grupos ligados à direita.

Exemplos comuns são o senador Cristovam Buarque (PPS), que fez carreira em partidos como PT e PDT e corre o risco de dividir, em outubro, o palanque com o presidenciável tucano Geraldo Alckmin.

Outro nome que tem usado a bússola para mapear outros pontos cardeais políticos é o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT). Apesar de resistências dentro da legenda, ele ensaia uma aproximação com o ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PR), postulante ao Palácio do Buriti. Antes do PDT, Joe era filiado ao PSB.

Buarque já declarou ao Metrópoles sentir-se desconfortável com a aproximação entre o PPS e o PSDB, e isso reflete nas composições regionais. O senador corre o risco de pedir votos, no DF, para Izalci Lucas (PSDB) ou mesmo Alírio Neto (PTB), que disputam na coligação a chance de se candidatarem ao governo local.

No início das tratativas, há alguns meses, Cristovam Buarque e Joe Valle indicavam caminhar juntos, o que seria considerado natural, tendo em vista o histórico dos dois partidos aos quais eles estão filiados. Apesar disso, recentemente o distrital esteve com Frejat a fim de fecharem uma possível aliança. Na composição, Valle tentaria uma das vagas ao Senado. A outra estaria destinada ao deputado federal Alberto Fraga, do DEM.

O PDT local torce o nariz para a aproximação entre Joe Valle e a direita. A sigla quer o distrital na disputa ao Palácio do Buriti, conforme o presidenciável Ciro Gomes (PDT) anunciou em Brasília no mês passado. O palanque da capital federal para qualquer candidato ao Palácio do Planalto é fundamental.

O fato é que Joe Valle já confirmou internamente: será candidato ao Senado, com o apoio do PR e do DEM. Desconfortáveis, pedetistas tentam motivá-lo a recuar da ideia antes de tentarem alguma medida mais enérgica. A conversa não será fácil: para alguns, Valle teria ameaçado não disputar mais as eleições de outubro caso não houvesse o acordo com Frejat.

Enquanto isso, Cristovam Buarque aguarda o grupo do qual se aproximou para saber de quem será a bandeira que irá erguer, se a do PTB ou a do PSDB. Em qualquer um dos casos, sem dúvida, os dois candidatos terão de perder algum tempo de campanha para explicar ao eleitorado as razões que os levaram a mudar tão drasticamente de posicionamento político.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?