metropoles.com

No dia da eleição, Barroso acompanhará novo sistema do TSE em Valparaíso

Município do Entorno foi um dos três escolhidos no Brasil para testar tecnologia: cidadãos votarão futuramente pela internet

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
o ministro do STF Luís Roberto Barroso
1 de 1 o ministro do STF Luís Roberto Barroso - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso (foto em destaque), decidiu acompanhar em Valparaíso de Goiás o teste do novo sistema da Corte que vai garantir, futuramente, que o cidadão consiga votar pela internet. A visita está prevista para a manhã do próximo domingo (15/11), dia em que brasileiros irão às urnas em 5567 municípios.

Localizado na Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal (Ride), o município foi um dos três escolhidos pela Justiça Eleitoral para receber a experiência inovadora. Na agenda, Barroso será acompanhado pelo vice-presidente do TSE, ministro Edson Fachin.

A ideia inovadora foi revelada em setembro, após a Corte Superior publicar um chamamento público para que empresas da área de tecnologia apresentassem plataformas virtuais que poderiam vir a ser utilizadas nos pleitos seguintes ao de novembro, quando os brasileiros devem escolher prefeitos, vice e também vereadores municipais.

0
Avanços tecnológicos

Valparaíso tem uma população estimada em 172.135 pessoas. Além da cidade goiana, Curitiba (PR) e São Paulo (SP) também estão entre as localidades com a possibilidade de avaliar mais um avanço tecnológico para a escolha de futuros representantes nos poderes Executivo e Legislativo, municipais, distritais, estaduais e até nacionais.

A ideia é conseguir encontrar uma ferramenta segura capaz de transmitir a decisão de cada eleitor a partir do telefone celular, por exemplo, sem precisar sair de casa. O novo sistema não vai valer para a disputa deste ano. Contudo, é mais uma tentativa da Corte eleitoral para ampliar a participação de eleitores no processo de escolha de seus representantes. O objetivo é também encontrar formas de reduzir custos do processo eleitoral, a exemplo de experiências de outros países.

Compartilhar notícia