Internautas suspeitam de nova carta de Lula: “É verdade esse bilete?”
Recentes recados supostamente enviados pelo ex-presidente a aliados viraram motivo de piada por usuários de redes sociais
atualizado
Compartilhar notícia

As cartas supostamente escritas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso na sede da Polícia Federal em Curitiba, e divulgadas por aliados do líder político viraram motivo de desconfiança e até de chacota por parte de internautas que tiveram acesso ao conteúdo. A mais recente delas, divulgada nesta terça-feira (9/4), parabeniza o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) por ter chamado o ministro da Economia, Paulo Guedes, de “tchutchuca”.
Nas redes sociais, usuários colocaram em xeque a veracidade das missivas. Eles acusam petistas de falsificarem a letra do ex-presidente.
“Se isto é dele mesmo, é muito fácil um presidiário se comunicar com a população, não acham? Tem algo errado aí!!!”, escreveu um internauta. “Essa letra está tão diferente das últimas cartas”, concordou outro. “Esta letra não é do Lula e tem poucos erros gramaticais”, arriscou outra usuária do Twitter. “Talvez de o “abraço” adiante tenha sido escrito pelo presidiário. Não precisa ser papiloscopista para ver que são escritas por gente diferente!”, concordou outro cidadão.
O Metrópoles decidiu colocar duas das cartas, atribuídas a Lula, lado a lado: a primeira é a mais recente, ao Zeca Dirceu; a segunda seria a que o ex-presidente teria enviado para os ex-senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Lindberg Farias (PT-RJ), ambos derrotados nas urnas no ano passado.
E aí? O que acha?

O outro lado
Logo após a publicação da nota, a assessoria do deputado federal Zeca Dirceu (PT) entrou em contato com a coluna para esclarecer que as cartas, nem sempre, são escritas a próprio punho pelo ex-presidente.
“O deputado federal Zeca Dirceu recebeu com muito carinho uma mensagem do ex-presidente Lula e explica, para que não fique qualquer dúvida sobre a autoria da carta, que muitas vezes, Lula dita as cartas a quem lhe visita e depois a assina. Nunca seria do feitio do parlamentar divulgar qualquer documento inverídico. O deputado só tem a agradecer pelas palavras do ex-presidente, a quem conhece desde sua infância, e se orgulha de ter recebido o recado tão especial”, registrou.
Veja os tweets:
Qual ex presidente? Porque duvido que esta grafia seja do Lula! Não tem erro de português no “é verdade essi bilete”.
Talvez de o “abraço adiante” tenha sido escrito pelo presidiário. Não precisa ser papiloscopista para ver que são escritas por gente diferente!
— Sebastião Ferreira (@sebastiofcosta) 9 de abril de 2019
Se isto é dele mesmo, é muito fácil um presidiário se comunicar com a população, não acham? Tem algo errado aí!!!
— Armando Sales (@ArmandoSalesjr) 9 de abril de 2019
Esta letra não é do ? e tem poucos erros gramaticais! ??????
— Eliane Silveira Paes Barreto (@belezoca1000) 9 de abril de 2019
Essa letra nao é dele
— Hugo (@hugohugueras) 9 de abril de 2019