Ibaneis assina decreto que inclui profissionais de educação física na saúde

Na prática, decisão inclui os educadores nos serviços considerados como essenciais durante a pandemia do coronavírus no DF

atualizado 25/05/2020 21:34

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, nesta segunda-feira (25/05), o decreto que inclui os profissionais de educação física na área de saúde e, portanto, dentro das categorias tidas como serviços essenciais durante a pandemia do novo coronavírus. Até então, o grupo era enquadrado apenas na área de lazer. A informação foi revelada pelo Metrópoles.

De acordo com a secretária de Esportes, Celina Leão, a decisão ocorreu após encontro com o governador Ibaneis Rocha (MDB). Segundo a gestora, o chefe do Executivo local atendeu a uma reivindicação da categoria.

Com a decisão do GDF, educadores físicos e treinadores com registro profissional no Conselho Regional de Educação Física passarão a integrar as categorias que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

Ficarão, portanto, autorizados a terem acesso, por exemplo, a unidades hospitalares e também a hotéis que servem atualmente como abrigo para pessoas do grupo de risco cumprir a quarentena.

Nesses locais, os profissionais desse segmento estarão autorizados, desde que observadas as medidas de segurança determinadas, a auxiliar no tratamento para reduzir a gravidade de doenças como hipertensão e diabetes, ambas classificadas como comorbidades dentro do quadro de contaminação pela Covid-19.

Segundo Celina Leão, a profissão de educação física não é para o lazer. “Está mais do que comprovado que, durante a pandemia, as pessoas que estão em atividade física constante ficam mais imunes contra o novo coronavírus”.

“Por outro lado, quem já tem histórico de doenças e deixa de praticar seus exercícios, ainda mais por um período que já chega a 60 dias, tem mais chance de um agravamento do quadro, o que pode comprometer inclusive o sistema de saúde, causando evolução sistêmica de casos graves”, acrescentou a secretária.

Veja o decreto:

Ibaneis assina decreto que … by Metropoles on Scribd

0

Últimas notícias