metropoles.com

Governo terá de explicar convocação de concursados na CLDF

Distritais aprovaram requerimento que pede a presença de pelo menos nove gestores do Executivo local

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Especial para o Metrópoles
cldf camara legislativa
1 de 1 cldf camara legislativa - Foto: Igo Estrela/Especial para o Metrópoles

Insatisfeitos com as explicações da Secretaria de Planejamento sobre o cronograma de nomeação de novos servidores, os deputados distritais devem ouvir, nos próximos dias, pelo menos doze nomes do primeiro escalão do Governo do Distrito Federal. Os requerimentos foram aprovados na segunda-feira (23/4) pela Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo, mas os parlamentares encaminharam os comunicados formalmente nesta terça-feira (24) ao Palácio do Buriti.

Por meio de acordo construído com os distritais membros da comissão, os titulares da Polícia Civil do DF, das secretarias de Saúde, Educação, Cultura, da Criança e de Segurança Pública, do Metrô, da Companhia Energética de Brasília (CEB), da Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb), da Polícia Militar do DF e do Corpo de Bombeiros do DF terão de justificar a não convocação de concursados aprovados em certames ainda em validade.

As propostas são de autoria dos deputados Celina Leão (PP) e Cláudio Abrantes (PDT), e foram votadas como convocações. Mas um acordo entre representantes do governo local e o presidente da comissão, Bispo Renato (PR), transformou-as em convites.

A única ressalva é que os titulares dos órgãos agendem e confirmem as oitivas até o fim da próxima semana. Caso não haja manifestação por parte do Governo do Distrito Federal, os documentos serão transformados em convocações.

“Fomos convencidos de que os nomes virão por livre iniciativa. Mas nada impede que possamos alterar e obrigar a vinda deles aqui, porque a sociedade precisa ter esse esclarecimento”, disse Abrantes.

Por ocuparem cargos públicos, os integrantes do governo local são obrigados a comparecer à Câmara Legislativa (CLDF). Caso deixem de ir, podem responder pelo crime de responsabilidade. Isso pode impedi-los de ocupar outros postos de livre nomeação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações