*
 
 

Ética, democracia, educação, política e outros assuntos recheiam as páginas do livro Provocações de Cristovam Buarque, da jornalista Martha von Dollinger Régnier. A autora recomenda: essa edição é ideal para se ter na cabeceira. Foram escolhidos a dedo 204 pensamentos do político sobre diversos temas, especialmente, para formar o volume lançado nesta terça-feira (5/6).

Várias das declarações do senador Cristovam Buarque (PPS-DF) são polêmicas. “Alguém traiu o Brasil ao tomar as decisões que nos fizeram estagnar em matéria de ciência e tecnologia”, disse em 2008, em artigo publicado no jornal O Globo. “O que levará a civilização ao seu colapso final?”, provocou, em outro momento. Esses pronunciamentos são alguns dos que compõem os 17 capítulos.

Cristovam Buarque foi governador do Distrito Federal e ministro da Educação. O parlamentar tem 40 livros escritos e mais de 1 mil artigos publicados. Agora, é protagonista de uma obra.

Nas horas vagas, a jornalista destacava algumas frases dos livros do senador e as anotava em um caderninho. A carioca morou na Inglaterra e na Alemanha, país em que se dedicou ao estudo do idioma germânico, na Universidade de Kiel. Esse é o primeiro livro como organizadora.

O prefácio de Provocações de Cristovam Buarque foi escrito pelo acadêmico Joaquim Falcão. “Ler ou conversar com Cristovam é passear no futuro. Passear no futuro a partir do Brasil”, resumiu.

Rafaela Felicciano/Metrópoles

O lançamento do livro ocorreu no restaurante Carpe Diem, na 104 Sul, na noite desta terça (5). Estiveram presentes colegas do Senado como Ana Amélia (Progressista-RS), Garibaldi Alves (MDB-RN) e Ricardo Ferraço (PSDB-ES). O deputado federal e pré-candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF) Izalci Lucas (PSDB) também prestigiou o senador.



 


Cristovam BuarqueProvocações de Cristovam BuarqueMartha von Dollinger Régnier