metropoles.com

Fecomércio-DF quer corredor cultural aos fins de semana em trecho da W3 Sul

Sugestão será levada ao governador Ibaneis Rocha como opção para atender comerciantes que alegam queda de faturamento com fechamento da via

atualizado

Compartilhar notícia

Renato Alves/Agência Brasília
rua
1 de 1 rua - Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Francisco Maia, informou, nesta quarta-feira (21/10), que apresentará ao governador Ibaneis Rocha (MDB) uma possível solução sobre o impasse envolvendo donos de mercados e produtores culturais acerca do fechamento da W3 Sul durante domingos e feriados. A ideia surgiu durante uma reunião promovida pela entidade.

A entidade que representa a categoria quer a criação de um “corredor cultural” na via, que funcionaria com o fechamento apenas de trecho da w3 Sul – entre a 504 e a 508 –, iniciando na quadra onde está localizada a unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) até o Espaço Cultural Renato Russo. A ideia é de que essa interdição ocorra a partir das 19h dos sábados até a manhã das segundas-feiras.

A sugestão é uma alternativa à determinação do governador de, como ocorre com o Eixão do Lazer, a tradicional avenida da Asa Sul também permanecesse fechada para atividades físicas aos domingos e feriados. A medida, contudo, desagradou aos proprietários de mercados da região, que funcionam os sete dias da semana, mas registraram queda significativa durante o fechamento da pista, já que os veículos dos clientes não têm acesso aos estabelecimentos.

“A gente entende o lado dos empresários do setor de mercados, mas também acolhe o desejo dos produtores de revitalizarem também a cultura na W3. Em vez de fechar toda a avenida, a nossa sugestão é interromper somente entre a 504 e 508 Sul, na noite de sábado e até segunda pela manhã. Nesse trecho, poderíamos realizar serestas, apresentações culturais, feiras de produtos orgânicos e até de artesanato. Seria um novo corredor cultural de Brasília”, explicou Francisco ao Metrópoles.

0
Incentivo fiscal

Segundo Francisco Maia, um documento será entregue ao chefe do Palácio do Buriti na próxima segunda-feira (26/10). Além do corredor cultural, a Fecomércio-DF vai sugerir que seja criada uma contrapartida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) quando houver oferecimento de incentivos fiscais para a vinda de grandes empresas para o Distrito Federal.

“Veja bem, recentemente, o governo deu um bom incentivo para a vinda de lojas de departamentos para Brasília. Nossa sugestão é de que, toda a vez que ele der algum atrativo, que a empresa se comprometa a instalar uma unidade na W3 Sul. Acreditamos que é uma solução que ajuda na revitalização por completo da avenida”, emendou.

Análise do caso

Em agenda pública no último dia 13, o governador Ibaneis Rocha (MDB) havia sinalizado que faria um estudo para decidir se mantém ou não a interdição da via aos domingos e feriados.

“Mandamos fazer uma pesquisa. Na verdade, são três comerciantes, donos de supermercados [que se queixam], e o restante não tem reclamação. Vamos mandar fazer uma pesquisa, ouvir a comunidade. Em primeiro lugar, o interesse da comunidade, não só o dos comerciantes”, disse o governador.

Após as tratativas do setor com o GDF, ficou definido que a associação de supermercados de Brasília e os moradores também farão levantamento para embasar a pesquisa.

Segundo dados do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF (CDL-DF), de maio deste ano, desde o início da pandemia da Covid-19, que agravou a crise no comércio, 540 lojas fecharam na Asa Sul – cerca de 156 só na W3 Sul.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?