metropoles.com

Exposição de fim de ano na Esplanada gerou 6 mil empregos, afirma Setur-DF

Segundo Secretaria de Turismo, foram criadas vagas direta e indiretamente durante o evento Brasília Iluminada, que segue até o dia 17

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Alcântara / Setur
brasília iluminada
1 de 1 brasília iluminada - Foto: Gustavo Alcântara / Setur

A Secretaria de Turismo informou, nesta quinta-feira (7/1), que cerca de 6 mil vagas de empregos diretos e indiretos foram criados durante a realização do Brasília Iluminada, evento comemorativo do Natal com exposição montada no canteiro central da Esplanada dos Ministérios e do Eixo Monumental. A iniciativa é do Governo do Distrito Federal (GDF), com atividades coordenadas pelas secretarias de Economia, Cultura, Desenvolvimento Social e Turismo.

O projeto segue até o dia 17 de janeiro e conta com mais de 415 mil metros quadrados de decoração natalina entre a Esplanada e a Catedral Rainha da Paz. Apenas para o palco Céu de Brasília, localizado na Praça do Cruzeiro, 450 artistas locais foram contratados para se apresentarem ao público – os shows obedeceram as regras de seguranças impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Além disso, 60 artesãos ganharam um novo ponto de negócios para a venda dos produtos. Eletricistas, cenografistas, marceneiros e outros profissionais da montagem da exposição também estão nesses cálculos.

“Seguindo todas as medidas de segurança impostas pela pandemia, esta é a primeira vez que tive a oportunidade de mostrar o meu trabalho para o público de forma presencial depois de tantos meses. E, quando você apresenta a sua arte e recebe um elogio, é muito importante. Não tem preço. Ficamos muito mais motivados a trabalhar”, destacou a artesã Verônica Andréa.

0
Balanço

Um dos encarregados em manter diariamente o espetáculo e toda a infraestrutura funcionando, Roberto Campos Gadia também encontrou na iniciativa do GDF o emprego que buscava há meses.

“Vim com minha esposa para a capital federal em busca de trabalho há mais de seis meses, e ela também conseguiu uma vaga no projeto, ajudando nos bastidores das apresentações. Para nós, é uma grande chance de organizarmos nossas vidas. Moramos na casa de amigos e agora já podemos alugar um espaço para nós”, contou.

O balanço parcial do evento animou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, que destacou os esforços e a conscientização do governo sobre a importância econômica e social do turismo para reforçar o setor e impulsionar a retomada do crescimento na capital.

“Queremos mostrar essa potência de Brasília como uma cidade capaz de oferecer a sua população e visitantes uma experiência única de 30 dias de interação com as tradicionais luzes de ano novo. E poder transformar todo esse encanto em oportunidades para milhares de trabalhadores tem um significado ainda mais forte”, disse a titular da pasta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?