metropoles.com

Ex-presidente da OAB de Taguatinga restabelece direito de advogar

Lairson Rodrigues Bueno teve o registro cassado por liminar do TRF-1 após sofrer sanção do tribunal de ética da entidade, que foi revista

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ Facebook
oab Lairson Rodrigues Bueno
1 de 1 oab Lairson Rodrigues Bueno - Foto: Reprodução/ Facebook

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal (OAB-DF), acolheu os argumentos e devolveu a Lairson Rodrigues Bueno o direito de advogar. Com 38 anos de atuação nos tribunais, o defensor teve o direito de advogar suspenso depois que um processo administrativo contra ele foi liquidado.

Na época, Bueno presidia a subseção de Taguatinga, a maior subseção da entidade no Distrito Federal e chegou a ser cotado como possível candidato ao comando da seccional distrital.

Na peça interna, um cliente acusou o advogado de abandono de causa sem a prévia comunicação, o que não foi confirmado pelo tribunal de ética da OAB-DF, fato que devolveu a ele o direito de atuar legalmente na profissão.

“Só gostaria de restaurar a verdade dos fatos e retomar as minhas atividades profissionais com dignidade. Já sofri prejuízos, como o de me tirarem do meu mandato de presidente da OAB Taguatinga oito meses antes do fim. Atualmente, além de advogado, sou presidente de uma convenção de igrejas evangélicas que reúne 60 instituições e estou advogando normalmente”, disse ao Metrópoles.

Entenda o caso

Após ser penalizado pelo tribunal de ética da OAB-DF, Lairson Rodrigues Bueno conseguiu no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) liminar que mantinha a regularidade da carteira funcional.

Contudo, um mês depois, um desembargador federal derrubou a decisão temporária e manteve a penalidade contra o advogado. Ao recorrer novamente para o tribunal de ética da Ordem, o advogado teve o pedido acolhido pela maioria da turma, fato que fez com que as decisões judiciais perdessem o objeto.
0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?