metropoles.com

Eleitores alegam fraude e protestam por nova eleição em Águas Lindas (GO)

Manifesto ocorreu na tarde desta terça-feira (15/11), no Cartório Eleitoral do município do Entorno para denunciar crimes de candidatos

atualizado

Compartilhar notícia

Material cedido ao Metrópoles
manifetação águas lindas
1 de 1 manifetação águas lindas - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Insatisfeito com o resultado das urnas no último domingo, (15/11), um grupo de cerca de 200 eleitores esteve reunido na tarde desta terça-feira (17/11), em Águas Lindas de Goiás, para pedir novas eleições no município. O ato ocorreu na esquina das ruas 09 e 19, no Jardim Querência, em frente ao Cartório Eleitoral da cidade.

Ligados a Wilson do Tullio (DEM), candidato derrotado por apenas 25 votos do vencedor, Doutor Lucas (Podemos), os manifestantes questionaram que dois candidatos a vereadores foram impugnados por não terem se desligado dos cargos públicos no período fixado pela lei eleitoral, mas a mesma punição não teria ocorrido com o candidato majoritário adversário.

“Vocês têm conhecimento da grande compra de votos na cidade pela falta de estrutura da Justiça Eleitoral, da fiscalização, do efetivo da Polícia Militar [PMGO], da não presença da Polícia Federal [PF]. Nós queremos que você [Cartório Eleitoral] aja isentamente e faça uma nova eleição”, reivindicou o locutor de cima do carro de som.

Os eleitores também alegam um possível problema registrado nas urnas no último domingo (15/11), sem que os defeitos e as trocas tenham sido registrados em ata oficial. “Onde foram parar os votos computados anteriormente? O grupo de advogados vai acompanhar a ação e cobrar por providências sobre as inúmeras irregularidades na eleição”, frisou o manifesto.

A reportagem tenta contato com a coligação da chapa vencedota. A reportagem será atualizada quando houver manifestação oficial da coligação acusada.

Veja o vídeo:

Eleições

Com o resultado divulgado na noite do último domingo (15/11), o candidato Dr. Lucas do Santa Mônica (Podemos) foi eleito o novo prefeito de Águas Lindas. Ele substituirá o atual chefe do Executivo municipal, Osmarildo Alves de Sousa, mais conhecido como Hildo do Candango (PTB), que encerra o mandato no dia 31 de dezembro.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o político foi eleito com 47,61 % dos votos válidos. O segundo colocado, Wilson do Tullio (DEM), recebeu apenas 35 votos a menos – 47,56% do total.

Ele concorria com outros cinco postulantes à principal cadeira da cidade. O município é o mais populoso do Entorno do Distrito Federal, com de 217,6 mil habitantes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?