metropoles.com

Covid-19: após piora, avó de Michelle Bolsonaro é intubada

Equipe médica relatou à família que idosa de 80 anos está com dificuldade de respirar até mesmo usando a máscara de oxigênio

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira / Metrópoles
avó-de-michelle-bolsonaro
1 de 1 avó-de-michelle-bolsonaro - Foto: Daniel Ferreira / Metrópoles

A avó materna da primeira-dama Michelle Bolsonaro, Maria Aparecida Firmo Ferreira, de 80 anos, que está com Covid-19, foi intubada pela equipe médica do Hospital Regional de Santa Maria na tarde deste domingo (5/7). Recém-regulada para a unidade de terapia intensiva (UTI), conforme revelado no sábado (4/7) pelo Metrópoles, o quadro de saúde da idosa piorou e os médicos decidiram pelo suporte mecânico da respiração.

À família, os médicos informaram que Maria Aparecida está sedada e inconsciente. Ela já está com mais de 78% da capacidade pulmonar comprometida em decorrência da infecção provocada pelo novo coronavírus. A avó da primeira-dama é cardíaca, hipertensa e sofre de hipotiroidismo – o quadro clínico requer cuidados e ela vem sendo monitorada permanentemente pela equipe intensivista da unidade hospitalar.

“Ela estava muito cansada, falando baixo e com dificuldade. Não estava conseguindo se alimentar por causa da dificuldade de respiração. Os médicos disseram que estavam colocando-a em várias posições para tentar melhorar a falta de ar, mas não estavam conseguindo”, contou à coluna a filha da idosa e tia de Michelle Bolsonaro, Maria de Fátima Ferreira.

Conforme revelado pela coluna, Maria Aparecida Firmo Ferreira estava alojada em um box da unidade, mas foi transferida para a unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) na noite de sexta-feira (4/7). Ela apresentava um quadro clínico estável, embora já apresentasse dificuldade respiratória em decorrência da Sars-CoV-2. A piora ocorreu nas últimas 24 horas.

Desmaio

Na quinta-feira (3/7), a idosa foi confirmada com o novo coronavírus e descobriu que havia perdido 78% da capacidade pulmonar, o que fez com que a equipe médica da unidade optasse, até então, pelo uso de uma máscara não reinalante, dispositivo de alto fluxo com capacidade de ofertar até 95% de oxigênio e indicado para pacientes com insuficiência respiratória aguda e grave.

Maria Aparecida Firmo foi transferida para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), na quarta-feira (1º/7), onde passou a ser atendida nos boxes de emergência. Ela foi internada primeiramente no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), sentindo falta de ar, após passar mal, cair e desmaiar em uma das ruas do Sol Nascente, onde mora. A idosa foi levada à unidade hospitalar por um vizinho que a encontrou desacordada na porta de uma farmácia.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?